Partida da ronda 29 do campeonato com início às 18h00 do continente
Corpo do artigo
Após um longo período de espera, numa época atípica para o clube de Alvalade, Pedro Gonçalves vai regressar à competição, e poderá somar os primeiros minutos de utilização no duelo de hoje, frente ao Santa Clara, depois de ter ultrapassado a lesão muscular que o afastou dos relvados por 152 dias. O treinador dos leões vai poder contar, assim, com uma das principais referências ofensivas da equipa nas últimas cinco temporadas (marcou 81 golos e assinou 49 assistências em 190 jogos) para o último “sprint” da atual campanha.
“O Pedro [Gonçalves] está convocado, vamos ver até que ponto pode dar o contributo à equipa, durante quanto tempo. Esteve algum tempo parado, vamos ter de fazer essa gestão com os outros jogadores”, disse Rui Borges.
Pedro Gonçalves jogou pela última vez na vitória do Sporting por 4-2 na visita ao terreno do Braga, a 10 de novembro, num encontro que marcou a despedida de Rúben Amorim do clube, para se juntar ao Manchester United. João Pereira já não contou com o contributo do médio-ofensivo que, hoje, poderá ser utilizado por Rui Borges pela primeira vez. Esta temporada, Pedro Gonçalves marcou cinco golos e assinou seis assistências nos 13 jogos em que participou.
Morita de fora
O técnico do conjunto verde e branco revelou ainda, em sentido inverso, que o médio nipónico Morita continua lesionado e será, assim, baixa confirmada para a deslocação aos Açores. O meio-campo deverá, assim, ficar entregue a Hjulmand e Debast, à semelhança do que ocorreu frente ao Braga. Já no eixo da defesa, Eduardo Quaresma, Diomande e Gonçalo Inácio deverão manter os respetivos postos, assim como Rui Silva, na baliza. As maiores dúvidas relativamente ao onze inicial do Sporting residem nos flancos, tanto na defesa, como no ataque. Geovany Quenda e Matheus Reis foram os escolhidos para os postos mais defensivos dos corredores frente ao Braga, no entanto, com Fresneda, à direita, e Maxi Araújo, pela esquerda, à espreita por um lugar no onze inicial, respetivamente, o setor poderá ser alvo de alterações. No ataque, Gyokeres e Trincão deverão ser acompanhados de Geny Catamo, Geovany Quenda ou, menos provavelmente, Pedro Gonçalves, no lado esquerdo do ataque.
Onze provável do Santa Clara: Gabriel Batista; Frederico Venâncio, Luís Rocha e MT; Lucas Soares, Serginho, Pedro Ferreira e Matheus Pereira; Vinícius, João Costa e Gabriel Silva.
Onze provável do Sporting: Rui Silva; Eduardo Quaresma, Diomande e Gonçalo Inácio; Geovany Quenda, Hjulmand, Debast e Matheus Reis; Trincão, Gyokeres e Geny Catamo.