Último grande curso antes da estreia do VAR na UEFA será ministrado entre amanhã e quarta na Cidade do Futebol.
Corpo do artigo
Portugal vai apresentar as linhas finais de utilização do VAR aos árbitros de topo da UEFA para a entrada em vigor da tecnologia a partir de fevereiro, nos oitavos de final da Liga dos Campeões. Cerca de 200 das pessoas mais influentes da arbitragem mundial estarão concentradas entre hoje e quinta-feira na Cidade do Futebol para a última grande formação em videoárbitro antes que o sistema arranque nas provas europeias.
Na sede da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), esta, na figura do presidente do Conselho de Arbitragem (CA), Fontelas Gomes, acolherá a nata dos dirigentes, formadores e árbitros europeus (serão 75, incluindo os portugueses Artur Soares Dias, Tiago Martins e Sandra Bastos, mais dois juízes chineses convidados). Roberto Rosetti (presidente do Comité de Arbitragem da UEFA; os 12 membros estão em Lisboa) e Carlos Velasco Carballo (presidente dos árbitros em Espanha) farão a instrução de VAR - recorde-se que o primeiro liderou a equipa que implementou o projeto na FIFA e o segundo fazia parte dessa equipa, trabalhando em parte sobre o protocolo que o consultor de VAR da FPF David Elleray (membro do Comité de Arbitragem da UEFA) escreveu e reescreveu para o IFAB, do qual é o consultor técnico. A formação teórica será assegurada por outros dois membros do Comité da UEFA, o eslovaco Vladimir Sajn e o escocês Hugh Dallas. O treino de campo e de técnica será ministrado pela equipa de sete ou oito especialistas em fisiologia, posicionamento e comportamento em campo liderada pelo belga Werner Helsen. Mestre em Fisiologia, Helsen é responsável pela preparação dos árbitros da FIFA e da UEFA há 20 anos.
"Haverá treino de campo e simulação de jogadas para treinar a utilização do VAR. E teremos um exercício prático, com um jogo de uma equipa convidada [pode ser uma Seleção jovem, por exemplo] em que será testado o sistema em tempo real", disse fonte da organização a O JOGO. "Serão testadas as técnicas de arbitragem e serão realizados videotestes, em que os árbitros veem jogadas e decidem em termos disciplinares e técnicos. Também teremos um simulador de jogadas de videoárbitro com clipes de jogadas de alguns campeonatos em que o VAR estará na ferramenta a decidir", adiantou. "Haverá testes físicos, um teste escrito e serão dadas algumas indicações sobre aquilo que foi a época na Champions e na Liga Europa, desmontando-se os erros cometidos", exemplificou. E concluiu: "A UEFA decidiu que quem apita também faz de VAR, como em Portugal. É algo polémico para alguns agentes e comentadores, mas é uma fórmula que tanto a UEFA como o Conselho de Arbitragem da FPF acreditam ser eficaz."
A longa e decisiva maratona de aperfeiçoamento dos árbitros com o VAR antes do arranque da tecnologia na UEFA é constituída pelo 27.º Curso Avançado para Árbitros de Topo da UEFA (sempre no inverno), entre amanhã e quarta-feira, e estende-se pelos outros dias (hoje e quinta) devido ao curso introdutório para os novos internacionais FIFA. A UEFA tem 44, 20 dos quais serão testados a inglês, o que não é o caso de António Nobre, o mais recente português a receber o emblema (ocupando a vaga de Carlos Xistra, que completou 45 anos a 2 de janeiro e terminou a carreira internacional).
Como no final destes cursos ficarão a faltar apenas 12 dias para a estreia do VAR na UEFA, haverá apenas tempo para um seminário em Málaga, entre 4 e 7 de fevereiro. A lista é bem diferente da escolhida para a Cidade do Futebol e os especialistas já fazem prognósticos para os árbitros que dirigirão os oitavos de final da Champions, com o Roma-FC Porto em destaque, por cá (ver caixa). Soares Dias não vai à Andaluzia, mas parece garantido que será VAR nessa eliminatória (está entre os 24 nomeados para 16 vagas).
Comité de Arbitragem da UEFA
Presidente: Roberto Rosetti (Itália)
Vice-presidente: Hugh Dallas (Escócia)
1.º vice-presidente: Marc Batta (França)
2.º vice-presidente: Vladimir Sajn (Eslovénia)
3.º vice-presidente: Dagmar Damková (Rep. Checa)
Membros:
David R. Elleray (Inglaterra)
Herbert Fandel (Alemanha)
José Fontelas Gomes (Portugal)
Bo Karlsson (Suécia)
Nikolay Levnikov (Rússia)
Jaap Uilenberg (Holanda)
Kyros Vassaras (Grécia)
Os 24 VAR para a Champions
Espanha (4): Carlos Del Cerro Grande, Jesús Gil Manzano, Antonio Mateu Lahoz, Alberto Undiano Mallenco
Alemanha (3): Deniz Aytekin, Felix Brych, Felix Zwayer
Itália (2): Daniele Orsato, Gianluca Rocchi
Holanda (2): Bjorn Kuipers, Danny Makkelie
França (2): Benoît Bastien, Clement Turpin
Portugal (1): Artur Soares Dias
Inglaterra (1): Anthony Taylor
Eslovénia (1): Damir Skomina
Hungria (1): Viktor Kassai
Grécia (1): Anastassios Sidiropoulos
Sérvia (1): Milorad Mazic
Roménia (1): Oliviu Hategan
Rep. Checa (1): Pavel Kralovec
Polónia (1): Szymon Marciniak
Escócia (1): William Collum
Rússia (1): Sergei Karasev
Prognóstico de especialistas para "oitavos" da Champions
Roma-FC Porto: Carlos del Cerro Grande, Antonio Mateu Lahoz ou Juan Martínez Munuera (Espanha)
Man. City-PSG: Cuneyt Çakır, Huseyin Goçek ou Baris Simsek (Turquia)
Tottenham-Dortmund: Ovidiu Hategan (Rom), Pawel Raczkowski ou Pawel Gil (Pol)
Ajax-R. Madrid: Anastasios Sidiropolous (Gre) ou William Collum (Esc), Massimiliano Irrati ou Marco Guida (Ita)
Lyon-Barcelona: Anthony Taylor ou Michael Oliver (Ing), Bastian Dankert ou Marco Fritz (Ale)
Liverpool-Bayern: Milorad Mazic (Ser), Szimon Marciniak (Pol) ou Pol van Boekel (Hol)
Schalke-Man. Utd: Clément Turpin, Nicolas Rainville ou François Letexier (Fra)
A. Madrid-Juventus: Damir Skomina (Esl), Danny Makkelie ou Jochem Kamphuis (Hol)
Formação de VAR para a Liga dos Campeões
SETEMBRO
Comité Executivo da UEFA decidiu introduzir VAR na Supertaça Europeia em 2019 e a partir do play-off da Champions"2019/20.
E anunciou plano para introduzir a tecnologia final no Euro"2020, na Liga Europa"2020/21 (a partir da fase de grupos) e nas finais da Liga das Nações"2021.
OUTUBRO
Primeiro curso intensivo de introdução ao VAR a árbitros menos familiarizados com a ferramenta nos seus países. Foi acolhido pela federação holandesa (KNVB) no centro nacional de Zeist.
Primeiro curso de instrutores de VAR da FIFA/IFAB (International Football Association Board - organismo que regula as Leis do Jogo), no âmbito do Programa de Implementação de Avaliação e Aprovação (IAAP), em Madrid. Fontelas Gomes marcou presença.
NOVEMBRO
O segundo curso decorreu no centro de treinos da seleção espanhola de Las Rozas (arredores de Madrid) e teve como anfitriã a Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF). Os participantes foram submetidos a intensas sessões teóricas e práticas, com vista ao lançamento do VAR no play-off da Liga dos Campeões"2019/20, em agosto.
DEZEMBRO
UEFA antecipa uso do VAR e confirma tecnologia já nos oitavos de final da Champions, que se disputam em fevereiro
JANEIRO
27.º curso avançado para árbitros de topo (Lisboa, 28 a 30 de janeiro). O primeiro e único curso avançado focado no VAR, depois da decisão no mês anterior de antecipar a utilização da tecnologia de agosto para fevereiro.
Seminário da UEFA em Málaga, de 4 a 7, com 27 árbitros e 22 assistentes de topo, de onde deverão sair as oito equipas (árbitro mais dois assistentes) para os oitavos de final da Champions.