Fernando Santos pondera chamar Gelson para os jogos com Andorra e Ilhas Faroé. Rúben Semedo também pode dar o salto para os AA num contexto de renovação da defesa.
Corpo do artigo
Titulares absolutos do Sporting desde o início da presente temporada, Gelson e Rúben Semedo têm sido peças decisivas nos bons desempenhos do atual líder isolado do campeonato e estão sob olhar atento do selecionador Fernando Santos.
Segundo o que O JOGO apurou, a exibição de gala do extremo dos leões frente ao Real Madrid só veio confirmar as boas indicações recolhidas pelo staff técnico da Seleção Nacional e podem catapultá-lo para a convocatória com vista aos jogos com Andorra (7 de outubro) e Ilhas Faroé (10 de outubro), válidos para o apuramento rumo ao Mundial"2018.
O estatuto teoricamente modesto dos dois próximos adversários de Portugal convida à presença de um desequilibrador como Gelson, mas também representa uma boa oportunidade para a presença de algumas caras novas na equipa das Quinas. Face à retirada de Ricardo Carvalho e à idade avançada de Bruno Alves, Rúben Semedo também tem a porta da Seleção Nacional aberta num contexto de renovação do eixo defensivo. A favor do jovem central, de 22 anos, estão as exibições sólidas que tem protagonizado no sector recuado do Sporting: a equipa só tem um golo sofrido (FC Porto) em quatro jornadas do campeonato.
Utilizado por Rui Jorge nos últimos encontros de qualificação da seleção sub-21 rumo ao Europeu"2017, o central só tinha, até aqui, representado Portugal no escalão sub-20. Gelson também tem sido peça decisiva nos sub-21, mas tem um passado mais longínquo nas equipas jovens nacionais: representou os sub-18, os sub-19 e os sub-20, pelos quais brilhou a grande altura no Mundial"2015 da categoria com dois golos em quatro jogos.
Cabo Verde abordou duo
Vítor Osório, presidente da Federação de Cabo Verde, confirmou ter abordado Gelson e Rúben Semedo, ambos de descendência cabo-verdiana, para jogar por aquele país. "Gostaríamos de os ver na nossa seleção. Estiveram cá de férias e fizemos um convite formal para que pensassem na disponibilidade de jogarem por Cabo Verde", adiantou o dirigente à Rádio Renascença, revelando estar esperançoso de que a dupla "finte a pressão do clube", que estará mais interessado em vê-los com a camisola de Portugal.