Fim da maldição vale topo dos títulos: resta saber se sozinho ou na companhia do Benfica
O FC Porto pode conquistar, no sábado, o 83.º troféu da história e chegar ao trono dos clubes portugueses com maior palmarés - fica a dúvida se sozinho ou na companhia do Benfica. Por um lado, a FPF considera que as duas primeiras Supertaças, ganhas pelo Boavista e pelos encarnados, foram oficiosas. Por outro, contabiliza essa vitória no palmarés das águias.
Corpo do artigo
No sábado, frente ao Sporting, na final da Taça da Liga, o FC Porto vai tentar conquistar o 83.º título da sua história e chegar à dianteira dos clubes portugueses com o maior palmarés. Se isolado ou na companhia do Benfica, é uma interpretação que os registos da Federação Portuguesa de Futebol não permitem esclarecer em toda a linha, tudo por causa da Supertaça.
As duas primeiras edições, tal como se constata na página do organismo, foram de caráter oficioso, em 1979 e 1980, conquistadas, respetivamente, por Boavista e Benfica. Em 1981, a competição assumiu caráter oficial. Daí para a frente, os encarnados conquistaram o troféu por sete vezes, mas outros artigos publicados pela FPF, nomeadamente a propósito da última vitória do Benfica na prova, em 2019, registam oito Supertaças, contabilizando a tal de 1980. Nestes termos, a formação lisboeta tem 83 títulos e não 82.
Independentemente disso, está em cima da mesa a possibilidade de o FC Porto atingir um patamar simbólico, até porque nunca conquistou a Taça da Liga. A final de amanhã, em Leiria, marca a quinta tentativa numa competição que, para os azuis e brancos, está nos antípodas da Supertaça, na qual têm maioria absoluta no palmarés.
Dragões e águias têm travado uma luta acesa pela vitrina mais recheada. O FC Porto já esteve à frente em 2011, o Benfica equilibrou na era do tetra e voltou a perder terreno, sobretudo desde a chegada de Sérgio Conceição aos dragões. A Supertaça de 2019 foi o último título dos encarnados, que viram o rival levantar seis troféus desde então. Esta época, além do campeonato e da Liga dos Campeões, ambos ainda disputam a Taça de Portugal.