Grémio só disputa Taça e aceita negociar já em janeiro. No Brasil dão o negócio como fechado, mas não é assim.
Corpo do artigo
Pepê continua no radar do FC Porto, mas não há qualquer acordo selado, ao contrário do que alguns órgãos de comunicação social do Brasil veicularam nos últimos dias.
Desde o verão que o extremo do Grémio está no centro de notícias que o apontam aos dragões e a outros clubes europeus, mas os rumores intensificaram-se na viragem do ano, muito por culpa da quebra desportiva do Grémio, que praticamente só já disputa a Taça do Brasil.
Aliás, alguma Imprensa daquele país dava conta de um negócio alinhavado por 18 milhões de euros. E escreveu-se também que o emblema de Porto Alegre iria pedir a antecipação das duas partidas da final da Taça do Brasil, a 3 a 10 de fevereiro, para que a figura da equipa ainda desse o seu contributo.
Contudo, apurou O JOGO, não só o processo não está sequer perto de uma conclusão, como, a consumar-se uma transferência, não será por valores dessa ordem. No mercado de verão, FC Porto e Grémio estiveram perto de acertar o negócio entre os 13 e os 15 milhões de euros e os dragões não irão além disso.
Após o apuramento para a final da "copa", Romildo Bolzan, presidente do Grémio, abordou o tema. "Se o Pepê sair, se houver proposta, vai ser no final de janeiro. Agora não temos nenhuma equipa oficialmente interessada", disse o dirigente. Do lado portista, Pinto da Costa já dissera, em declarações a O JOGO, que não estão previstas entradas para o mercado de inverno, salvo se um negócio vantajoso se proporcionar, ou se surgir a necessidade de reforçar alguma posição. Para já, Pepê não viria propriamente resolver uma urgência no plantel de Sérgio Conceição, mas, mantém o desejo de se mudar para a Europa e já insinuou a despedida várias vezes. A última foi na celebração para o apuramento da final da taça: "The last dance [a última dança]. Fiz a minha parte."
Por fim, há o calendário. Já sem a Taça dos Libertadores e com a liderança do Brasileirão - em caso de vitória do Grémio no jogo em atraso, a oito pontos de distância - resta a Taça do Brasil, que será disputada frente ao Palmeiras, orientado por Abel Ferreira. No limite, Pepê só poderia alinhar na primeira mão, um dia antes do fecho das inscrições em Portugal...