Plantel terá uma semana de descanso mal termine o campeonato
Corpo do artigo
Com o terceiro lugar assegurado – só uma hecatombe na última ronda faria cair para o quarto lugar –, o FC Porto já sabe que terá entrada direta na Liga Europa. Um objetivo mínimo que não salva a atual época, mas que é decisivo para o planeamento da próxima. Sem ter de fazer eliminatórias de apuramento, a equipa entrará em ação apenas em meados de agosto, no campeonato, permitindo assim um maior descanso aos jogadores após o Mundial de Clubes.
Antes, porém, Martín Anselmi já decidiu oferecer uma semana de férias ao plantel. Mal termine o campeonato, com a receção ao Nacional (sábado, 18 horas), os jogadores ficam com tempo livre, reapresentando-se no Olival a 26 de maio, segunda-feira, para iniciar um primeiro período de preparação do Mundial. O segundo será já nos Estados Unidos, no centro de treinos da Rutgers University, conforme O JOGO avançou, mais perto do início da prova, servindo igualmente para adaptação ao fuso horário. Está ainda em estudo a realização de um particular.
As “verdadeiras” férias ficam para depois da nova prova organizada pela FIFA e a sua duração dependerá, naturalmente, da prestação dos dragões. Refira-se que a fase de grupos termina, para o FC Porto, a 24 de junho, estando os oitavos de final agendados para 28 ou 29. Os “quartos” jogam-se a 4 e 5 de julho, as "meias” a 8 e 9 e a final no dia 13. Ora, com o campeonato de 2025/26 a ter início no segundo fim de semana de agosto, a equipa ainda deverá conseguir ter pelo menos mais duas semanas de descanso. A menos que chegue ao jogo decisivo...
Europeu de Sub-21 e Gold Cup não serão problemas
A preparação do Mundial, porém, será ser condicionada pelas seleções, mas a prova em si não. Passamos a explicar. Entre os dias 1 e 10 de junho, por serem datas FIFA, os clubes têm a obrigação de ceder jogadores. Nessa altura haverá particulares e também a final-four da Liga das Nações. Quer isto dizer que Diogo Costa e Mora, por Portugal, e Samu, por Espanha, falharão parte dos trabalhos do FC Porto se forem convocados para a prova disputada em Munique entre 4 e 8 de junho. A Turquia de Deniz Gul tem dois particulares nos Estados Unidos e o avançado também poderá ser baixa. Já os Camarões de Namaso não têm jogos. Depois, há duas provas que poderiam ser problemáticas, o Europeu de Sub-21 (de 11 a 28 de junho) e a Gold Cup da CONCACAF (15 de junho a 7 de julho), que o Canadá de Eustáquio vai disputar. Porém, ambas as competições não são em datas FIFA, pelo que o FC Porto não terá de dispensar atletas.