
.
D.R.
Uma das atrações da cidade de Plzen é, precisamente, a Cervejaria Pilsner Urquell
Leia também Mourinho: "FC Porto ganha 1-0 no último minuto, ganha 1-0 com um penálti, ganha 1-0 com sorte..."
Plzen, onde o FC Porto joga esta quinta-feira (17h45) a sétima jornada da Liga Europa, é conhecida mundialmente pela produção de cerveja. A cervejaria Pilsner Urquell foi estabelecida no ano 1842 e inventou e deu nome à "pilsener", "pilsen" ou apenas "pils" (feita com malte claro e fabricada com levedura de baixa fermentação), que se viria a tonar num dos tipos de cerveja mais populares. Foi nesse ano que nesta cidade foi descoberta a fórmula mágica que revolucionaria o mercado.
Os registos históricos contam que no ano 1295, o rei checo Venceslau II já permitia que os cidadãos de Plzen fizessem cerveja. Porém, a qualidade variava muito e, certa vez, os conselheiros da cidade mandaram verter 36 barris de cerveja de má qualidade. Depois disso, foi fundada a Cervejaria Municipal, espécie de academia da cerveja, onde as pessoas se reuniam para beber e avaliar a qualidade da bebida. Mais tarde, Josef Groll combinando lúpulo de Zatec, água e um malte mais claro criou, finalmente, a cerveja "pilsen".
Uma das atrações da cidade é, precisamente, a Cervejaria Pilsner Urquell, que tem museu e tudo. Não será de estranhar que os adeptos portistas passem lá boa parte do dia, antes de irem para o estádio. O que não poderão fazer é a visita histórica à Plzen subterrânea - um labirinto de passagens, adegas e poços construídos no século XIII -, que se encontra encerrada até ao final do mês para manutenção.

