Pizzi e o substituto: "O 21 está guardado para Ricardo Horta, mas Neres impressionou-me"
Declarações de Pizzi, o médio internacional português que trocou o Benfica pelo Al Wahda, ao Canal 11
Corpo do artigo
Interesse do Benfica em Ricardo Horta: "Gosto muito dele. Tenho relação de amizade com ele, como com o André. Dois grandes amigos. É um jogador de muita qualidade. Claro que entendo a parte do presidente António Salvador não querer vender. Jogador de muita qualidade e de mais-valia. Gostava de o ver no Benfica. Se já lhe disse? Disse ao irmão. Disse ao irmão que está ali o número 21 guardado para ele. Seria uma perda para o Braga, mas iria encaixar muito bem no sistema de jogo e jogadores ali à volta: Rafa, Neres, João Mário..."
Opinião de Roger Schmidt: "Gostei bastante dele, tem uma mentalidade totalmente diferente daquela que temos cá. Acredito que isso será bom para o Benfica e para o futebol português, ter treinadores que não estejam nesta bolha que é o futebol português, das polémicas das arbitragens, das Direções. Penso que Rui Costa e a Direção fizeram a escolha certa. Não sei se vai dar certo em termos de títulos mas foi uma decisão correta. Gostei muito da mentalidade dele muito próximo dos jogadores, muito frontal, com muito respeito por todos. Acima de tudo em campo tem ideias muito boas, muito ofensivo e com bola para a frente. Tem tudo para dar certo e oxalá dê certo para bem do Benfica."
Os reforços do Benfica: "O Benfica reforçou-se bastante bem este ano, quer a nível defensivo, com os laterais e os centrais mas o jogador de que mais gostei foi o Neres, foi o que mais me impressionou com bola. É muito imprevisível, tem aquele futebol de rua a quem aqui já não estamos muito habituados, tem aquela ginga de futebol brasileiro. Vai ser um reforço muito bom para o Benfica e para o futebol português, vai trazer muita qualidade. O Enzo também vai acrescentar muito ao futebol português e ao Benfica, que se reforçou muito bem. Espero que tenham condições ideais para formar uma grande equipa e fazer coisas bonitas juntos."
Tempo útil de jogo: "Há vários fatores para isso acontecer. Primeiro a responsabilidade é nossa, dos jogadores. Acompanho bastante a Premier League e os jogadores não têm tanto a tentação, como nós, e eu, temos de nos atirarmos para o chão. Tanto jogadores como árbitros temos de melhorar. Acredito que a partir do momento em que deixasse de se apitar, os jogadores deixavam de se atirar tanto. E as equipas mais pequenas, onde já joguei, para nós era sufoco muito grande ir à Luz, Dragão, Alvalade, e com as nossas armas tentávamos que jogo fosse mais parado. A evolução do futebol passa por aí, das faltinhas... Os árbitros têm papel muito importante nisso. Não só equipas pequenas, se calhar Benfica no Dragão a ganhar faz o mesmo, o FC Porto na Luz a ganhar faz o mesmo. O nosso campeonato tem muita qualidade, mesmo as equipas ditas mais pequenas."
O que mudava: "É complicado dizer, mas os árbitros quando acontece as perdas de tempo deveriam no final dar muito mais tempo extra. É difícil combater se nós jogadores, árbitros, todos envolvidos, diretores, treiandores, teria de mudar-se a mentalidade para isso ser diferente. Temos jogadores de tanta qualidade, estádios, treinadroes... a nossa liga precisava de dar o salto. Tem de ser a mentalidade."
Clima e polémica do jantar com Adrien: "O nosso futebol está muito envolvido em polémicas desnecessárias. Fala-se mais do futebol fora do campo do que no campo. Na Premier League ainda agora vi imagens do Rúben Dias a felicitar o Darwin na supertaça. Aqui era visto: 'Perdeste e ainda estás a cumprimentar?'. Há várias fotos minhas a implicar com o Bruno Fernandes. O que é no campo, tem de haver rivalidade, mas fora é totalmente diferente. Temos também o nosso tempo de Seleção. Tem de mudar-se em relação a isso. O futebol português não tem tanta visibilidade lá fora também por isso."
Picardias com Bruno Fernandes: "O Bruno Fernandes é muito chato. Eu também era, mas já não sou. Ninguém gosta de perder. Ele é exemplo de pessoa no campo que é muito chato e cá fora é cinco estrelas. O João Pereira também no campo era um 'ranhoso' e cá fora é cinco estrelas."
15072115
15071946