Receção ao Marítimo será especial para o presidente portista, que atinge uma marca impressionante de jogos.
Corpo do artigo
O arranque do campeonato para o FC Porto será especial para Pinto da Costa.
Ainda na ressaca de mais uma conquista [Supertaça Cândido de Oliveira], a 67.ª [incluindo aqui a II Liga ganha pelos bês] desde que assumiu o clube, o presidente dos dragões prepara-se para "cumprir" o jogo dois mil em todas as competições.
Um número impressionante e, muito provavelmente, irrepetível, já para não dizer inédito a nível mundial. A longevidade no cargo permite a Pinto da Costa estabelecer mais este recorde, 14 714 dias depois de ter estado pela primeira vez numa tribuna presidencial.
Foi a 24 de abril de 1982, poucas horas depois de ter tomado posse, que assistiu ao 1-1 do FC Porto na casa do Estoril. O primeiro golo da sua presidência foi assinado por Lima Pereira, antigo central do clube que faleceu no início deste ano. O austríaco Hermann Stessl era o treinador, o primeiro - e dos que menos jogos fez - dos 25 "comandantes" da era Pinto da Costa. "Empatámos a um golo, num jogo morno e sem especial motivo de recordação, a não ser o facto de o Frasco, um dos maiores centrocampistas da nossa história, ter sido expulso", escreveu Pinto da Costa na sua autobiografia "Largos dias têm 100 anos". Não passou assim tanto tempo desde essa tarde na Amoreira, mas já são mais de 40 anos na presidência e destes 1999 encontros que o FC Porto realizou foram poucos os que não assistiu ao vivo. Aconteceu, por exemplo, quando foi operado ao coração, em 2012, ou quando esteve internado, em 2017, após uma queda em casa.
Depois de amanhã, o Marítimo marca o início da defesa de mais um título nacional do FC Porto e o clube da Madeira, onde curiosamente Pinto da Costa esteve de férias há pouco tempo e onde disse sentir-se como em casa, vai apadrinhar este número redondo. Para trás ficam as tais 1999 partidas oficiais de futebol da equipa principal, nas provas nacionais e internacionais, das quais ganhou 1358, ou seja 67,9 por cento, que lhe permitiram festejar a conquista de 23 campeonatos nacionais, 14 Taças de Portugal, 22 Supertaças, duas Ligas dos Campeões, duas Liga Europa/Taça UEFA, duas Taças Intercontinentais e uma Supertaça Europeia. Dito de outra maneira, em 40 anos de Pinto da Costa, o FC Porto conquistou 80 % dos seus 82 títulos.
Como curiosidade, refira-se que o Benfica foi a equipa que Pinto da Costa viu mais vezes o FC Porto defrontar: foram 125 clássicos, dos quais saiu vencedor em 58, ou seja, praticamente em metade. Já a nível internacional, há um empate entre Liverpool, Real Madrid e Chelsea, com 10 confrontos contra cada um dos adversários. Nestes casos, os resultados são menos animadores.