O melhor resultado dos minhotos nas mais recentes visitas ao reduto dos encarnados remota a 2012/13, época em que empataram a dois golos num jogo com polémica.
Corpo do artigo
O dia 18 de agosto de 2012 é uma memória feliz para o Braga, pois foi nessa data que pela última vez arrancou pontos ao Benfica no campeonato em pleno Estádio da Luz - registou-se uma igualdade a dois golos. O treinador de então era... José Peseiro, o mesmo que, de regresso ao Minho, orientará os arsenalistas na próxima segunda-feira em novo embate com os encarnados em Lisboa.
Técnico que regressou ao Braga foi o último a fazer frente ao Benfica
Há quatro anos, a equipa minhota esteve muito perto de fazer história: começou a perder, mas depois, com a ajuda de Melgarejo (autogolo) e com o contributo de Mossoró, deu a volta ao resultado. As águias só chegariam ao empate através da conversão de uma grande penalidade (por Cardozo) que deu azo a alguma polémica.
Esse foi, aliás, o primeiro jogo de Peseiro na Luz depois daquele em que, ao leme do Sporting, viu Luisão impedi-lo de chegar ao título em 2004/05 (1-0).
O ponto conquistado por Peseiro em 2012 foi apenas o terceiro dos minhotos na Luz ao longo da última década. Jorge Costa e Manuel Machado são os outros treinadores que, ao comando do Braga, se podem gabar de ter travado o Benfica no seu reduto.