Após a saída de Vitinha, dragões definiram o perfil para o ajuste no meio-campo: um box to box que agarre a titularidade a curto prazo.
Corpo do artigo
Encerrados os principais processos relacionados com as saídas e iniciado o exercício financeiro, o FC Porto centra as atenções no reforço do plantel e há uma prioridade bem definida: oferecer um médio box to box a Sérgio Conceição.
Não é que os ajustes no eixo defensivo não sejam igualmente importantes, mas a saída de Vitinha para o Paris Saint-Germain torna inevitável o reforço do meio-campo.
Neste sentido, sabendo que as qualidades do internacional português são difíceis de ver replicadas noutro jogador que esteja ao alcance, a ideia passa por contratar um verdadeiro todo o terreno. Um médio interior completo, com boas noções de posicionamento defensivo e capacidade de choque, mas que ao mesmo tempo possa ajudar a equipa a chegar à área adversária. A preferência, com efeito, é que a este jogador também possa ser pedido que atue a partir do corredor, num papel que não raras vezes é desempenhado na estratégia de Sérgio Conceição.
Ao fim de cinco épocas, já se perceberam as exigências para os jogadores que atuam no setor intermédio, independentemente do desenho escolhido pelo técnico. Não basta destruir jogo adversário e não chega a capacidade técnica e visão de jogo sem o compromisso e rigor defensivo.
Neste sentido, já há uma lista de potenciais reforços na mesa, sendo que os dragões querem um jogador que dispense grandes períodos de adaptação e possa agarrar a titularidade a curto/médio prazo. Vitinha tinha um papel preponderante na manobra da equipa e a sua substituição, se assim pode dizer, é encarada com a mesma importância. Os próximos dias deverão trazer novidades. Fábio Vieira, transferido para o Arsenal, também podia completar o meio-campo, ainda que com funções muito diferentes daquelas que se procuram agora, mas só torna este processo mais relevante.
Ainda sem qualquer reforço anunciado, o FC Porto tem, neste momento, um indiscutível no meio-campo, Matheus Uribe. Marko Grujic, Stephen Eustáquio e Bruno Costa transitaram da época passada, enquanto Romário Baró regressou de um empréstimo pouco positivo no Estoril.