Treinador foi o primeiro a chegar, às 7h30, dando o mote para o início da pré-temporada. Pinto da Costa recebeu os jogadores, Luís Gonçalves e Vítor Baía também estiveram presentes.
Corpo do artigo
Abriu a oficina do campeão nacional. O FC Porto deu ontem início à pré-época 2022/23 com um primeiro dia longo, que começou bem cedo, no Olival, e terminou no Estádio do Dragão, para a realização das avaliações físicas.
Ainda de manhã, Sérgio Conceição - o primeiro a chegar, logo às 7h30 - não quis perder tempo: após a primeira leva de testes, os 24 jogadores que se apresentaram ao serviço subiram ao relvado para o treino inaugural da temporada, já com bola à mistura.
O treinador pôde, então, tirar as primeiras notas, em especial sobre João Marcelo (central), João Mendes (lateral-esquerdo), Bernardo Folha (médio), Vasco Sousa (médio), Gonçalo Borges (extremo) e Danny Loader (avançado), que em 2021/22 integravam os quadros da equipa B.
Ainda privado de vários internacionais, sem reforços e já sem contar com Vitinha e Fábio Vieira, transferidos para PSG e Arsenal, assim como Mbemba, que terminou contrato, Conceição optou por compor o grupo com jovens que já conhecem os cantos à casa, mostrando, novamente, que continua de olho no trabalho levado a cabo na formação secundária. Nenhum dos seis tem garantida a permanência no plantel principal e o regresso dos internacionais será sempre um desafio, mas ninguém lhes tira a oportunidade de mostrar serviço, sendo que, na anterior temporada, trabalharam com o plantel principal de forma mais ou menos frequente. Aliás, dos seis elementos chamados, só Vasco Sousa ainda não se estreou no patamar mais alto. Quem também marcou presença foram Rodrigo Conceição, Loum e Romário Baró, regressados de empréstimo, ao contrário de Sérgio Oliveira e Diogo Leite [ver peça ao lado], que não estiveram no Olival, tal como Nakajima e Carraça, que têm vínculo, mas não entram nos planos portistas.
No que toca à ordem de chegada dos jogadores, nota para um dado curioso: à semelhança do que já tinha acontecido no arranque de 2021/22, Fábio Cardoso voltou a ser o primeiro, por volta das 7h40, desta feita acompanhado por Manafá, que continua no boletim clínico, cingido a tratamento, trabalho de ginásio e treino condicionado, depois da grave lesão que sofreu no joelho, em dezembro. Já nas instalações, o plantel recebeu uma visita especial: Pinto da Costa chegou já depois das 9h00, mas bem a tempo de dar as boas-vindas aos jogadores. Além do presidente, que só saiu cerca três horas depois, Luís Gonçalves e Vítor Baía, administradores da SAD, também fizeram questão de estar presentes.
Este sábado há nova sessão no Olival, mas só na quarta-feira é que Diogo Costa, João Mário, Pepe, Zaidu, Grujic, Eustáquio, Otávio e Taremi estarão à disposição, uma vez que estiveram nas seleções em junho. Chegam, porém, a tempo de viajarem para o Algarve, onde o FC Porto fará um estágio de oito dias com alguns jogos particulares à mistura. Aí, é possível que algum reforço se junte à equação, nomeadamente João Víctor, central do Corinthians, do Brasil.