Pepe em contrarrelógio para o Mundial: últimos sinais da recuperação são positivos
Central ainda não treina com bola a cinco dias de Fernando Santos revelar a convocatória, mas levanta o dedo a pedir vez. Quase um mês depois de se ter lesionado, o internacional português está numa corrida contra o tempo. Últimos sinais são positivos e uma das quatro vagas para centrais devem ser para o portista.
Corpo do artigo
A cinco dias de Fernando Santos revelar a convocatória final para o Mundial do Catar e praticamente um mês depois de se ter lesionado, Pepe ainda não treina com bola no Olival, mas mantém a esperança de estar entre os eleitos do selecionador nacional.
O primeiro jogo de Portugal na competição é apenas a 24 deste mês (frente ao Gana), o que ainda dá uma margem de duas semanas para a recuperação do experiente defesa, que, à porta dos 40 anos, espera poder participar no seu quarto Mundial.
As indicações dadas nos últimos dias têm sido positivas, o plano está a ser cumprido sem percalços, e o portista acredita que em breve poderá subir um degrau, passando a treino integrado condicionado, naquela que será a última etapa de recuperação da entorse no joelho esquerdo com lesão do ligamento colateral interno que sofreu num treino do FC Porto, na véspera da deslocação a Portimão para o campeonato.
Conforme O JOGO escreveu na altura, Pepe não rompeu o ligamento - que obrigaria a ser operado e, possivelmente, ditaria o fim prematuro da carreira do central - e o tratamento conservador a que está a ser submetido levaria a uma paragem de cerca de seis semanas, que "bate" com o início do Mundial. Quinta-feira saber-se-á qual a decisão de Fernando Santos, que, como se sabe, vê em Pepe um dos jogadores mais influentes no balneário e tem acompanhado ao pormenor a evolução.
"Como todos os outros, ele é de grande importância para a Seleção e estamos a segui-lo com toda a atenção. Essas informações são-nos dadas pelo departamento clínico do FC Porto, são eles que estão a avaliar a situação no dia a dia. Depois, a análise é reportada à Unidade de Saúde e Performance que a reporta a mim", explicou em entrevista à Sport TV na semana passada.
No fundo, Pepe poderá inclusive ser chamado à condição para terminar a recuperação durante o estágio, à semelhança do que aconteceu no Mundial"2010, da África do Sul. Na altura, vinha de uma paragem de meio ano. Certo é que Fernando Santos pretende incluir quatro centrais numa convocatória que será de 26 elementos, mais três do que o habitual.
Cardoso e Carmo espreitam vaga
Fernando Santos já disse que vai levar quatro centrais ao Catar e é de prever que Rúben Dias e Danilo tenham lugar garantido. Nesse caso, sobram duas vagas para sete candidatos que estão entre os pré-selecionados. Três deles pertencem ao FC Porto, embora Diogo Leite esteja a jogar no Union Berlim, da Bundesliga. Por isso, particularmente atentos à situação de Pepe estão David Carmo e Fábio Cardoso: o primeiro perdeu a titularidade recentemente, o segundo tem estado em bom plano. António Silva (Benfica), Gonçalo Inácio (Sporting), Domingos Duarte (Getafe), José Fonte e Tiago Djaló (ambos do Lille) encerram as opções do selecionador para o eixo da defesa.