Capitão limpou a ficha disciplinar e vai a jogo em Vila do Conde, onde se tornará no mais velho de sempre a jogar no campeonato
Corpo do artigo
Pepe está de volta. Cumpridos os dois jogos de castigo que lhe foram aplicados pelo Conselho de Disciplina, na sequência da expulsão contra o Benfica (Supertaça), o capitão do FC Porto reentra no onze na sempre complicada visita a Vila do Conde, depois de ter falhado os encontros com o Moreirense e o Farense. A entrada de Pepe e consequente saída de Fábio Cardoso deverá ser, aliás, a única alteração na equipa portista em comparação com a que iniciou o encontro com os algarvios, da jornada anterior. Significa isto que Nico González vai manter-se no onze e que Pepê mantém o papel que costumava ser desempenhado por Otávio.
Cumpridos os dois jogos de castigos resultantes do clássico com o Benfica, o central regressa ao onze para fazer parceria com Marcano e ultrapassar o ex-boavisteiro Fary no trono dos mais "experientes".
Voltando a Pepe, o internacional português vai retomar a parceria com Marcano e fará, finalmente, a estreia na presente edição do campeonato, com direito a entrada direta na história da competição. O central portista vai pisar o relvado do estádio do Rio Ave com 40 anos, 6 meses e 2 dias, o que fará dele o jogador de campo mais velho de sempre a atuar no principal escalão nacional. Um registo que promete alargar, dado que a época ainda agora começou.
Precisamente um ano depois, o FC Porto volta a Vila do Conde para disputar também a 3ª jornada. Na época passada, saiu de Vila do Conde com uma derrota (1-3)
Pepe vai ultrapassar, de uma assentada, Rebelo, antigo central do Estrela da Amadora, que se despediu dos relvados com 40 anos, 3 meses e 15 dias, e Fary, avançado que fez o último jogo ao serviço do Boavista com 40 anos, 4 meses e 24 dias. À frente ficam apenas dois guarda-redes: Bracali e Quim, que jogaram para lá dos 42 anos. Um registo que o central do FC Porto só poderá bater se entretanto voltar a renovar contrato e jogar para lá da presente temporada. O que para Pepe não se pode dizer que seja impossível... Aliás, refira-se ainda, o capitão dos dragões vai também tornar-se esta noite no jogador de campo mais "experiente" entre os que atuam nos principais campeonatos europeus. Algo só possível depois do final da carreira de Ibrahimovic, Quagliarella e Joaquín.
16928242
Entra no top-30 entre os portistas
Pepe prepara-se para realizar o jogo 258 com a camisola do FC Porto, que lhe permitirá isolar-se no 30º lugar dos jogadores que mais vezes representaram o clube em toda a história. E com toda uma época pela frente, ainda poderá trepar mais alguns degraus. Se fizer, por exemplo, tantos jogos como na época passada (36), passará Corona (287). O mexicano é o 25º deste ranking, que é liderado pelo "eterno" capitão de Viena, João Pinto, com uns incríveis 587 jogos. Para trás poderá também ficar Otávio (283), que saiu para o Al Nassr.
16928471