Pepa tem ainda 13 jornadas da Liga Bwin para lançar mais jovens e superar Rui Vitória. Em 2012/13, ano em que a equipa venceu a Taça de Portugal, o treinador apostou em cinco jogadores da cantera.
Corpo do artigo
Pepa pode tornar-se a qualquer momento como o treinador do V. Guimarães que lançou mais jogadores formados no clube neste século.
Para já, o técnico garantiu o "batismo" na principal Liga portuguesa aos médios Tomás Händel e Gui, ao avançado Herculano e ao lateral-direito Miguel Maga.
Este foi o último exemplo da aposta, tendo a estreia do lateral-direito ocorrido no jogo com o Vizela. Para já, são quatro os estreantes no campeonato, ficando a um de igualar o melhor registo de um treinador desde 2000. O recorde pertence a Rui Vitória e foi alcançado na temporada de 2012/13. Paulo Oliveira, Josué Sá, Pedro Lemos, Luís Rocha e Gonçalo Cardoso foram os cinco jogadores que ajudaram a fazer história no clube minhoto.
Curiosamente, nessa mesma época, a equipa conquistou a Taça de Portugal, tendo derrotado o Benfica, por 2-1, na final realizada no Estádio Nacional.
Conhecido por ser um treinador que aposta nos jovens, Rui Vitória voltou a deixar a sua marca em 2014/15, época em que apostou em quatro estreantes da formação vitoriana no campeonato, concretamente Cafú, Bernard Mensah, Rui Areias e Xande Silva.
Com o mesmo número de estreantes formados no clube, Manuel Machado também está em segundo lugar neste ranking, tendo apostado, em 2004/05, em Alex, Moreno, César Peixoto, Moreno e Tiago Targino.
Pepa já mostrou que, independentemente dos resultados, não receia apostar nos jovens. Para já, são quatro, mas o campeonato é longo e o treinador do V. Guimarães pode lançar mais jogadores formados no clube. Matéria prima não lhe falta. E nem precisa de socorrer-se dos jovens que estão integrados nos planteis da equipa B, dos sub-23 ou até dos sub-19. No elenco principal tem alguns jovens de enorme qualidade, alguns que ainda não jogaram no campeonato, como Maga (não confundir com Miguel Maga), mas que até já alinhou na Taça da Liga, contra o Leixões. Há ainda outro nome que promete dar que falar, como é o caso do costa-marfinense Ibrahima Bamba.