
17 anos e meio depois da estreia, Pepe chega aos 150 jogos no campeonato
EPA
Central atinge, este domingo, os 150 jogos na liga portuguesa. No plantel portista só Danilo tem mais.
Quatro dias depois de ter assinado o primeiro golo da temporada, contra a equipa onde se estreou em Portugal, Pepe vai realizar o jogo 150 no campeonato. A receção ao Aves será, assim, especial para o central que, aos 36 anos, é, de longe, o jogador mais utilizado por Sérgio Conceição (1305"). No plantel portista, apenas Danilo (171) tem mais presenças na liga.
Dada a idade, seria natural que Pepe atingisse esta marca muito mais cedo, mas a passagem pelo Real Madrid e pelo Besiktas impediu que isso fosse possível. Na verdade, passaram-se mais de 17 anos e meio desde a estreia do jovem Pepe no campeonato. Foi num empate sem golos contra o Boavista que o central fez o primeiro jogo pelo Marítimo, 12 de abril de 2002. Nessa época participou em apenas quatro jogos e foi a única em que não conseguiu marcar na principal prova nacional.
Aos 36 anos, o internacional português é o mais velho e o mais utilizado por Conceição. Passagem por Espanha e Turquia impediu que chegasse mais cedo a esta marca
Seguiram-se dois anos de afirmação no emblema insular até que assinou pelo FC Porto em 2004/05, pouco depois de o clube se ter sagrado campeão europeu. Até se mudar para o Real Madrid a troco de 30 milhões de euros, faria mais 64 partidas no campeonato - venceu por duas vezes o título - a somar às ... 63 que tinha feito pelo Marítimo. O regresso a Portugal aconteceu 11 anos e meio depois e para agarrar de imediato a titularidade nos dragões, "empurrando" inclusive Éder Militão para o lado direito da defesa.
O Aves, contra quem jogou apenas duas vezes na carreira, vai apadrinhar, esta noite, o registo redondo do jogador mais experiente do plantel portista. O primeiro - e já agora o segundo - dos 12 golos de Pepe no campeonato foi frente ao Braga. Tem cinco expulsões e 53 cartões amarelos.
11472310
