Central atinge, este domingo, os 150 jogos na liga portuguesa. No plantel portista só Danilo tem mais.
Corpo do artigo
Quatro dias depois de ter assinado o primeiro golo da temporada, contra a equipa onde se estreou em Portugal, Pepe vai realizar o jogo 150 no campeonato. A receção ao Aves será, assim, especial para o central que, aos 36 anos, é, de longe, o jogador mais utilizado por Sérgio Conceição (1305"). No plantel portista, apenas Danilo (171) tem mais presenças na liga.
Dada a idade, seria natural que Pepe atingisse esta marca muito mais cedo, mas a passagem pelo Real Madrid e pelo Besiktas impediu que isso fosse possível. Na verdade, passaram-se mais de 17 anos e meio desde a estreia do jovem Pepe no campeonato. Foi num empate sem golos contra o Boavista que o central fez o primeiro jogo pelo Marítimo, 12 de abril de 2002. Nessa época participou em apenas quatro jogos e foi a única em que não conseguiu marcar na principal prova nacional.
Aos 36 anos, o internacional português é o mais velho e o mais utilizado por Conceição. Passagem por Espanha e Turquia impediu que chegasse mais cedo a esta marca
Seguiram-se dois anos de afirmação no emblema insular até que assinou pelo FC Porto em 2004/05, pouco depois de o clube se ter sagrado campeão europeu. Até se mudar para o Real Madrid a troco de 30 milhões de euros, faria mais 64 partidas no campeonato - venceu por duas vezes o título - a somar às ... 63 que tinha feito pelo Marítimo. O regresso a Portugal aconteceu 11 anos e meio depois e para agarrar de imediato a titularidade nos dragões, "empurrando" inclusive Éder Militão para o lado direito da defesa.
O Aves, contra quem jogou apenas duas vezes na carreira, vai apadrinhar, esta noite, o registo redondo do jogador mais experiente do plantel portista. O primeiro - e já agora o segundo - dos 12 golos de Pepe no campeonato foi frente ao Braga. Tem cinco expulsões e 53 cartões amarelos.
11472310