Pepa vai falhar o dérbi com Moreirense devido a suspensão: "Onde é que isto é amarelo?"
Punição ao técnico vimaranense, a que acresce uma multa, resulta da expulsão no duelo contra o Sporting. Comportamento "incorreto" do público foi punido com coima
Corpo do artigo
Pepa, treinador do V. Guimarães, foi castigado com um jogo de suspensão, pelo Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol, e não vai poder, por isso, orientar diretamente a equipa minhota na visita ao vizinho Moreirense.
Conforme se lê no mapa de castigos deliberados pelo CD, divulgado esta terça-feira, a sanção atribuída ao técnico decorre da expulsão no jogo caseiro diante do Sporting, no passado sábado, por sair da área técnica e protestar com o assistente.
"Saiu deliberadamente da área técnica, em corrida cerca de 20 metros, para protestar/discutir com o árbitro assistente 1, dizendo: "Onde é que isto é amarelo?", conforme descrito no relatório do árbitro", lê-se no documento.
Pepa, recorde-se, recebeu ordem de expulsão de Fábio Veríssimo na sequência de protestos contra a admoestação, aos 27', do defesa Mumin. Além do jogo de suspensão, o técnico terá de pagar uma multa de 1734 euros.
Comportamento do público também punido
A punição monetária não se aplica apenas ao treinador do V. Guimarães. O clube vimaranense terá de pagar um total de 6178 euros devido ao "comportamento incorreto do público" durante o duelo da 27.ª ronda da Liga Bwin.
A multa de 5311 euros deve-se à "entrada e deflagração de artefactos pirotécnicos", na "bancada sul superior", em vários minutos do jogo, como "potes de fumo, petardos e flash lights", e pelo arremesso, "na bancada nascente inferior e superior", de cadeiras "em direção à "bancada norte inferior", "havendo necessidade de intervenção policial (...) e o jogo teve de ser interrompido".
Este incidente, recorde-se, originou a interrupção do desafio, aos 75', na sequência de uma ação policial nas bancadas do D. Afonso Henriques. Os adeptos presentes na zona afeta à equipa da casa fugiram até pela bancada, havendo pânico, o que obrigou o árbitro Fábio Veríssimo a parar a partida.
O jogo não prosseguiu durante cinco minutos e a ordem para o retomar da partida da Liga Bwin só foi dada numa altura em que os ânimos estavam controlados.
Os restantes 867 euros a pagar são relativos ao "arremesso", a partir da "bancada sul superior", aos 45', de "moedas e isqueiros para a zona da baliza e em direção ao árbitro", de "uma garrafa, sem tampa, caída dentro do terreno de jogo junto ao árbitro assistente" e pelo pronunciar de cânticos ofensivos dirigidos ao Sporting.