Pedro Proença: "Tecnologia da linha de golo? Mais um instrumento para ajudar na verdade desportiva"
Pedro Proença, presidente da Liga, esteve presente na cerimónia de inauguração do primeiro de 32 dos recintos do Footpark, um projeto de cariz comunitário desenvolvido em parceria com a Fundação do Futebol da Liga e Missão Continente
Corpo do artigo
A implementação da linha de golo, mais um passo para a evolução do futebol português? “É daqui a uma época, portanto, na época 2025/26. Este era um trabalho que a Liga Portugal iniciou na época 2021, e que resultou do trabalho de muita gente dos clubes dentro da Liga Portugal. Foi tomada a decisão hoje, em sede de reunião de direção, que a próxima época será uma fase de implementação e do processo de testes para a aplicação do GLT, depois do vídeo ao árbitro, agora também o GLT a chegar, e portanto a introdução da tecnologia na defesa da verdade desportiva, criação de mais e melhores condições na defesa da verdade desportiva, estamos satisfeitos num processo que tinha que ser bem maturado, e portanto estamos hoje preparados para poder fazer, da próxima época, uma fase de implementação, para que depois, a partir de 1 de julho de 2025, venhamos o GLT absolutamente implementado.”
Será uma tecnologia mais pacífica do que foi o VAR nos últimos tempos? “Eu direi que é mais um instrumento para ajudar naquilo que é a defesa da verdade desportiva, e quando queremos que isso aconteça, todos os instrumentos serão poucos para poder ajudar as equipas de arbitragem e as estruturas a poderem tomar melhores decisões, e essa é a obrigação daquilo que é o regulador da atividade, e esta é a função da Liga Portugal.”