Presidente da Federação Portuguesa de Futebol discursou na abertura do evento
Corpo do artigo
Leia também Benfica responde ao FC Porto com imagens de jogadas polémicas do clássico e junta-lhe o Calimero
O Portugal Football Summit teve o seu início da tarde desta quarta-feira, na Cidade do Futebol, e Pedro Proença, no discurso de abertura, destacou a grandeza do evento.
"É um orgulho, enquanto presidente da Federação Portuguesa de Futebol, dar-vos as boas-vindas ao maior Summit de futebol do mundo. Permitam-me, antes de mais, destacar a presença, nesta cerimónia de abertura, de sua excelência, o Presidente da República Portuguesa, o Professor Marcelo Rebelo de Sousa. Um agradecimento muito especial ao Presidente da UEFA, Aleksander Ceferín que nos concede a honra de estar connosco neste momento marcante. É um privilégio acolher-vos, a todos na casa do futebol português. É uma honra poder tê-los ao nosso lado, enquanto reescrevemos a história da Federação Portuguesa de Futebol. Minhas senhoras e meus senhores, sejam muito bem-vindos ao futuro do Futebol Português", começou por dizer.
"Viemos para fazer o que ainda não foi feito. A Federação Portuguesa de Futebol tem uma história com 111 anos. É uma instituição centenária. Mas há, em todas as instituições, uma característica que, felizmente, as distingue das pessoas: envelhecer não é uma inevitabilidade. Uma instituição só envelhece se quem a representar ficar preso ao passado. E esse, garanto-vos, não é o espírito com que estamos, hoje, na Federação Portuguesa de Futebol. Que fique claro: respeitamos muito a história da Federação Portuguesa de Futebol. Honraremos, sempre, o legado deixado pelas centenas de pessoas que a serviram ao longo dos seus 111 anos. Terão, todos, um lugar na nossa história. E serão, sempre, recordados por isso. Mas temos o dever de olhar para a frente. De encarar, com ambição, o futuro. De fazer mais. De fazer melhor. Porque a história de uma instituição como a Federação Portuguesa de Futebol nunca estará definitivamente escrita. Haverá, sempre, páginas por escrever. E novos capítulos por começar. Hoje abrimos um novo capítulo no livro que conta a história da Federação Portuguesa de Futebol. Hoje abrimos a porta a uma nova era. Uma era de inovação. Uma nova era de liderança na discussão sobre o futuro do futebol. Porque, permitam-me, sem falsas modéstias, dizer-vos o seguinte: estamos hoje a dar o pontapé de saída naquele que será o maior Summit de futebol do mundo", vincou.
"Volto a assumir aqui hoje, sem arrogância, mas com responsabilidade e ambição: iniciámos uma nova era na Federação Portuguesa de Futebol. Viemos para ganhar. E estamos aqui hoje com a mesma ambição com que as nossas seleções entram nos relvados, nas quadras ou na areia. Sempre para ganhar! Sempre para liderar! É isso que nos exigem! É isso que nos exige, a paixão dos portugueses pelo Futebol. Que não fica atrás de qualquer outro país no mundo. Pelo contrário. E é por essa paixão, A que juntamos um enorme talento, que afirmamos: estamos a organizar o maior Summit de futebol do mundo. Durante os próximos quatro dias, receberemos, os maiores especialistas do mundo, Nas mais variadas áreas. Durante quatro dias, abordaremos todos os aspetos do jogo. Durante quatro dias, discutiremos a forma como vamos abordar os desafios que nos aguardam. Passado, presente e futuro. Todos juntos num triângulo bem identificado: futebol, 'fan engagement', indústria. Sem nunca esquecer aqueles que são a alma deste desporto: os adeptos. Porque, no fim, é para eles que trabalhamos. Neste espaço juntaremos à discussão todos aqueles que fazem parte desta enorme comunidade do futebol, desta família do futebol. Jogadores, treinadores, árbitros, dirigentes, clubes, médicos, enfermeiros, massagistas, parceiros, adeptos. Todos! Todos juntos, a falar de Futebol. Todos juntos, a falar sobre o futuro. De forma positiva. De forma agregadora. Porque é esse o futebol que amamos! E só juntos, unidos. É que poderemos construir o futuro que queremos. Um futuro, mais forte! Um futuro, mais sólido! Um futuro, melhor! Por isso termino, sem receios, como comecei: sejam bem-vindos ao futuro. Sejam bem-vindos, ao maior Summit de futebol do mundo. Sejam bem-vindos ao Portugal Football Summit", completou.
A seleção portuguesa de futebol, que está concentrada neste na Cidade do Futebol para preparar as receções a República da Irlanda e Hungria, da fase de qualificação para o Mundial'2026, assistiu à cerimónia de abertura, que antecedeu entrevistas ao presidente da UEFA, Aleksander Ceferin, e ao selecionador Roberto Martínez.