Pedro Proença e a inauguração do Footpark: "Dos projetos mais icónicos que a Fundação já fez"
Pedro Proença, presidente da Liga, esteve presente na cerimónia de inauguração do primeiro de 32 dos recintos do Footpark, um projeto de cariz comunitário desenvolvido em parceria com a Fundação do Futebol da Liga e Missão Continente
Corpo do artigo
Projeto: “Eu diria que este é dos projetos mais icónicos que a Fundação já fez desde a sua existência. Era um projeto que nós tínhamos em mente e que a Fundação do Futebol, aproveitando os seus parceiros, criou estes footpark que são a verdadeira essência do próprio futebol. Quem não se recorda, na década de 70/80, quando não tínhamos estas condições e jogávamos o futebol de rua. E este é, no fundo, o voltar novamente a esses tempos, com condições diferentes, felizmente para quem pode utilizar estas infraestruturas, mas é também aquilo que deve ser o trabalho feito dentro de um determinado pentágono, como eu lhe chamo, pentágono da comunidade do futebol, onde juntamos obviamente a Fundação do Futebol, a Missão Continente, mas onde temos também a Câmara Municipal de Matosinhos, onde temos também as Juntas de Freguesias Unidas e as Associações Distritais. E esta comunidade do futebol, que tem por obrigação a criação destes espaços lúdicos, faz deste projeto um projeto âncora de tudo aquilo que nós queremos para o futebol. Um futebol positivo, um futebol integrador, onde meninas e meninos possam satisfazer-se na prática do futebol, que tanto nos encanta e que nos traz, obviamente, no que diz respeito à Liga Portugal, ao futebol de elite e é onde nós temos um espaço muito próprio.
Análise à época: “A Liga Portugal tem sido um espaço competitivo, aonde os 306 jogos da primeira Liga e da Liga SABSEG, acontecem com a competitividade que é conhecida, estamos muito satisfeitos com o que temos feito. É evidente que há muita coisa ainda por decidir nesta última jornada, mas, obviamente, eu direi que o espírito de fair-play, a forma com que as competições aconteceram, após um período Covid, o regresso das famílias aos estádios, este ano vamos atingir números estatísticos muitíssimo positivos, conseguimos um incremento de mais de 10 por cento do regresso do público aos estádios, eu acho que estamos verdadeiramente no bom caminho, num caminho positivo, onde o processo integrador tem sido a nossa marca de água.”