Com três golos e uma assistência nos dois primeiros jogos da época, o “8” quer bater os melhores registos da carreira. Aos 26 anos, Pedro Gonçalves está a cumprir a quinta temporada de leão ao peito e tem como marcas a superar os 23 golos em 2020/21 e os 16 passes para golo em 2023/24. Está no bom caminho.
Corpo do artigo
Pedro Gonçalves arrancou a época em grande forma e os desempenhos dão força às ambições do camisola 8 que colocou a si próprio vários desafios antes de iniciar a quinta temporada de leão ao peito. Os objetivos coletivos (leiam-se troféus) são, obviamente, o mais importante para o futebolista, mas o polivalente, que pode ser médio e jogar em vários posições no ataque, está também determinado em superar os melhores registos de golos e assistências da carreira. Quanto à primeira estatística, o máximo pessoal numa época é de 23 concretizações em 2020/21, todas no campeonato e que lhe valeram o título de melhor marcador da Liga. Quando a últimos passes para golo, tem melhorado todos os anos desde que chegou a Alvalade e atingiu 16 em 2023/24, depois de, recuando no tempo, ter feito 13, 11 e 3.
As exibições de Pote nos dois primeiros jogos oficiais demonstram bem que o jogador está determinado em cumprir esse objetivo: anteontem marcou os dois primeiros golos na Liga 2024/25 - num triunfo do Sporting por 3-1 sobre o Rio Ave - depois de já ter feito o gosto ao pé na derrota (3-4) para a Supertaça, apontando o 2-0 depois de ter assistido Gonçalo Inácio para o 1-0. Ao todo são quatro participações decisivas para golo, algo que nunca tinha conseguido nos dois primeiros jogos. Nos leões, tanto na época passada como em 2020/21 precisou de mais desafios para começar a faturar ou assistir, enquanto em 2021/22 e 2022/23 entrara também com três tentos e um bis ao segundo encontro oficial. Aliás, na segunda época no Sporting faturou nos três primeiros jogos um total de quatro golos, algo que poderá igualar ou superar no dia 18, quando da visita ao campo do recém-promovido Nacional.
Contratado ao Famalicão no verão de 2020 - transferência já atingiu o custo de 14,5 M€ -, Pedro Gonçalves converteu-se numa das figuras maiores do Sporting e num dos jogadores mais queridos pelos adeptos. Até ao momento soma 180 jogos pelo clube e um total de 79 golos e 43 assistências. Ou seja, marca em média um golo a cada 0,44 jogos e já teve participação decisiva em 123 tentos.
A época de 2023/24, que marcou a conquista de novo campeonato pelos leões e o segundo com Pote no plantel, foi a melhor do camisola 8 em termos ofensivos, uma vez que conseguiu 18 remates certeiros e 16 assistências. Registo obtido em 49 partidas disputadas.
Premier League é meta futura
Pedro Gonçalves, que chegou a ter uma passagem sem grande sucesso pelo Wolverhampton, tem estado nos últimos anos no radar de várias equipas da Premier League. O Aston Villa foi o emblema inglês que mais procurou saber das condições para a sua contratação mas também o Newcastle fez sondagens. Proposta concreta chegou a Alvalade do Leverkusen, campeão alemão que ofereceu 30 M€. Aos 26 anos e com contrato até 2027, Pote mantém como meta futura chegar à I liga inglesa e também voltar à Seleção Nacional.