Pedro Barbosa: "Percebi o que eles viveram, o que estavam a sentir, vivi isso anos antes"
Declarações de Pedro Gonçalves e Pedro Barbosa na Sporting TV
Corpo do artigo
Pedro Gonçalves igualou o recorde de assistências (53) de Pedro Barbosa no Sporting.
Pedro Barbosa: "Desconhecia o número de assistências (53). [Pedro Gonçalves] tem feito a sua história, o seu caminho, são cinco anos e qualquer coisa. Tem feito uma história bonita no Sporting. Sou fã dele, e já era quando ele estava no Famalicão, onde ele pisava outras zonas. No Sporting foi para zonas mais avançadas, revelou instinto pelo golo, foi o melhor marcador do campeonato na primeira época.
Pedro Gonçalves: "[Pedro Barbosa] esteve cá 10 anos, também gostaria de ficar cá por 10 anos, vamos ver como corre. Temos personalidades diferentes, ele tem uma personalidade mais calma, mais madura, de capitão."
Pedro Barbosa: "Somos jogadores iguais, éramos os dois o número 8, mas somos diferentes. Eu tinha mais um-contra-um, ele é mais de aparecer no espaço, para o remate, é uma coisa extraordinária, nos golos ultrapassou-me largamente, já marcou tantos. Nunca jogou tão avançado, tem características que ajudam muito o Sporting. [Pedro Gonçalves] não é jogador de rematar forte, é em jeito, a bola parece que vai com pouca força, mas vai para o sítio certo, ele toma muitas vezes a melhor decisão. Por essa razão tem as assistências que tem, e marca os golos que marca."
Pedro Gonçalves: "[O que chamava mais à atenção em Pedro Barbosa] era a visão de jogo, o entendimento do jogo, as movimentações, a forma como passava a bola, e para onde queria passar. Tinha um bom remate, talvez não fosse como o meu, porque eu tenho feito mais golos. Dele, levou a visão de jogo, o entendimento, e aquela capacidade no um-para-um que por vezes consigo, por vezes não consigo. Pedro Barbosa tinha um excelente um-para-um."
Pedro Barbosa: "O Pedro tem esta leitura de jogo por ter passado por várias posições. É um jogador inteligente, percebemos pela forma como aborda os lances, como decide. É um jogador com muita qualidade, pela movimentação, pela forma como se mexe, com os movimentos de rutura, e pelo entendimento entre ele e os que o rodeiam. Ele sobressai claramente por tudo isso, a forma como pisa várias zonas do terreno faz com que tenha uma boa leitura de jogo."
Pedro Gonçalves: "Consigo tornar os jogadores à minha volta melhores, é isso que tento atingir, fazer da equipa melhor, quero que todos nós, em equipa, consigamos ganhar o máximo de jogos possível."
Pedro Barbosa: "Por tudo o que tem feito no seu percurso, pela história que tem marcado - foi campeão três vezes, e tem a possibilidade de ser tricampeão este ano, com tudo o que isso representa para a equipa, os clubes e os adeptos - é realmente importante que fique mais um ano para desenvolver e mostrar o futebol que tem, para ajudar a equipa a ganhar títulos. Este ano é muito importante, ser três vezes seguidas campeão é um registo importante. Se já está na história do clube, ainda mais ficará. Acredito que vai ultrapassar o meu número de jogos, seguramente, e fico feliz. Gosto de ver os jogadores por muitos anos nos clubes, não é usual. Já não era no meu tempo, e cada vez menos o é nos anos seguintes. Acredito que o Pedro Gonçalves vai atingir números muito relevantes."
Pedro Barbosa: "Percebi o que eles viveram [na época 2020/21], o que estavam a sentir, vivi isso anos antes. Quando estás muito tempo sem ganhar, isso cria uma vontade tremenda para que as coisas aconteçam. Assistimos a uma felicidade imensa. Não há algo melhor do que sentir a felicidade dos sportinguistas, foi pena tantos anos seguidos sem ganhar, felizmente para o Sporting, as coisas estão com outro ritmo."
Pedro Gonçalves: "[Em 2020/21] éramos muito jovens, não sentíamos o peso da responsabilidade, do que estávamos a representar, aquilo que podíamos conquistar. Era bom porque dávamos sempre o máximo, estávamos na equipa principal do Sporting pela primeira vez, as coisas acabaram por correr bem porque toda a gente queria demonstrar o que era como jogador."
Pedro Gonçalves: "Lembro-me que, nos almoços e jantares de equipa, os funcionários do clube e os familiares dos jogadores falavam-nos muito do jejum de campeonatos, de como podia ser bom [terminá-lo], diziam que não podíamos imaginar o que ia acontecer. No final, acabou por ser um dia histórico."
Pedro Gonçalves: "[Afeto dos adeptos] foi construído com boas exibições, golos e títulos. Quando vais demonstrando em campo o jogador que és, o consegues fazer, as pessoas acabam por ganhar um carinho especial pelo que dás em campo."
Pedro Barbosa: "Cheguei ao Sporting com 24 anos, o Pedro Gonçalves chegou com 22. Eu vim para ficar dois anos, acabei por ficar dez, foram dez anos de grande satisfação, sentia-me bem. Quando és bem tratado, as coisas acontecem naturalmente."
Pedro Gonçalves: "Sei bem qual é a história do clube, sei o que já passei, e o que pode significar para o clube ser tricampeão. O presidente [Frederico Varandas], depois do jogo com o Braga, passou-nos uma mensagem forte, pode ser um ano histórico para o clube, é isso que vamos tentar fazer. Vamos mentalizar-nos ao máximo possível para conseguir isso. É a mensagem que tento passar, qualquer jogo pode fazer a diferença no final do campeonato, temos de nos mentalizar disso, a nossa Champions é ganhar o campeonato, temos de dar tudo."
