Paulo Fonseca: "Farioli é taticamente fortíssimo, traz coisas novas. O FC Porto é forte candidato"
Declarações do treinador do Lyon à margem do Portugal Football Summit, que decorre até sábado na Cidade do Futebol
Corpo do artigo
Comparação entre o atual FC Porto e aquele que treinou: "Bem, eu jamais faço comparações, são momentos diferentes. Aquilo que eu posso dizer é que tenho, dentro das minhas possibilidades, acompanhado o futebol português, mais as grandes equipas. O Farioli é um treinador que eu conheço, acho que está a fazer um excelente trabalho, acho que começou muito bem a época. É um treinador de grande qualidade, que traz novas ideias ao futebol português, traz novos contextos em termos táticos, e eu acredito que vai fazer uma grande época. Já foi meu adversário, tem grande competência. Não me surpreende. É muito forte do ponto de vista tático. Traz coisas novas ao futebol português, novos desafios. Taticamente é fortíssimo. É claramente forte candidato a ganhar o título."
Principal candidato ao título: "Eu acho que os três grandes são, naturalmente, os grandes candidatos. Obviamente já falei do FC Porto, não podemos esquecer que é quase um projeto de zero. Entrada de novos jogadores, entrada de novo treinador, acho que é claramente um candidato ao título. Depois temos o Benfica, que neste momento está à procura ainda um pouco das ideias do José Mourinho, que entrou num momento em que não tem tempo, e acho que o tempo é fundamental para ele impor as suas ideias. Com o tempo, vai ser uma equipa que vai crescer e vai, com a qualidade que tem no plantel, ser claramente um candidato a título. Depois temos o Sporting, que tem uma base estável, devo dizer que eu gosto muito de ver jogar o Sporting. Acho que tem um jogo posicional muito interessante, muito flexível, e acho que, naturalmente, vai ser também um candidato a título. O Sporting é uma equipa com a qual podemos aprender."
Possível regresso ao futebol português: "Para já, não penso nisso, estou muito bem lá fora, estou num dos melhores campeonatos da Europa, tenho estado nos melhores campeonatos da Europa e assim quero continuar. Não digo que não possa acontecer, depende do momento, depende das oportunidades, mas neste momento o projeto passa por continuar lá fora."