Para lá dos milhões: FC Porto iguala Bayern na Champions e só é superado por duo espanhol
Triunfo em Vila do Conde selou o segundo lugar, com direito a um prémio chorudo. Será a 25.ª participação. Agosto fica "livre" para os dragões.
Corpo do artigo
Ao bater o Rio Ave (0-3), o FC Porto manteve a distância de quatro pontos para o Benfica e assegurou de vez o segundo lugar no campeonato, apurando-se automaticamente para a Liga dos Campeões na próxima temporada.
Em 30 edições da competição milionária, no atual formato, os azuis em brancos garantiram pela 25ª vez a entrada direta para a fase de grupos (83% de presenças), igualando as participações do Bayern de Munique e ficando a apenas uma das marcas de Real Madrid e Barcelona.
Semelhante apuramento renderá ainda o encaixe total de 38,55 milhões euros, correspondentes ao valor fixo determinado pela entrada direta na fase de grupos (15,25 M€) e ao prémio calculado (23,3 M€) em função do ranking europeu do FC Porto nos últimos dez anos.
Prestígio e dinheiro à parte, o FC Porto terá um agosto totalmente limpo de competição, ao invés do que acontecerá ao Benfica, que, na qualidade de terceiro classificado, terá de superar duas fases preliminares (3.ª pré-eliminatória e playoff) para conseguir alcançar a fase de grupos: na terceira pré-eliminatória, a primeira mão será disputada nos dias 3 ou 4 de agosto, estando agendada a segunda mão para o dia 10; já no playoff, a primeira mão será discutida a 17 ou 18 de agosto e a segunda a 24 ou 25 de agosto. Os encarnados poderão ainda disputar, no mesmo mês (dia 1), a Supertaça contra o Sporting, caso vençam a Taça de Portugal que vão disputar com o Braga.
13724013