Otávio voltou a ser decisivo e reforçou o estatuto entre os nomes com mais passes para golo pelo FC Porto. O médio é apenas o terceiro jogador desde 2000 a atingir os dois dígitos nas ofertas em quatro épocas seguidas, depois de Deco e Alex Telles. Na contagem global, só o "Mágico" o supera.
Corpo do artigo
Ligado à corrente, decisivo e de volta à melhor forma: Otávio assinou uma exibição muito completa em Chaves e reforçou o estatuto num clube restrito.
Desde o ano 2000, o criativo é apenas o terceiro jogador a atingir os dois dígitos nas assistências em quatro épocas consecutivas, depois de Deco (2000-2004) e Alex Telles (2016-2019). No último triunfo do FC Porto, em concreto no golo inaugural de Danny Namaso, o camisola 25 somou a 11.ª oferta da época, depois das 13 em 2019/20, 12 em 2020/21 e novamente 13 na última temporada.
Também é verdade que poucos jogadores ficam tanto tempo no mesmo clube, especialmente com números assim, mas não há como fugir à influência do médio no FC Porto. No ranking total, igualmente desde 2000, o internacional português só tem mesmo Deco à frente nas assistências e ainda distante: 66-92. Tecatito Corona, Ricardo Quaresma (ambos com 58) e Telles (55) ficaram para trás ao longo desta época.
Outro aspeto que releva o impacto de Otávio é que 2022/23 já lhe levantou vários obstáculos. A lesão na grade costal complicou o arranque da temporada, mas o médio lá embalou para a influência do costume, tal como está a fazer agora depois de ter parado três semanas por culpa de um problema muscular. Foi ao Brasil dedicar-se por inteiro ao tratamento e, apesar de o regresso frente ao Inter ter sido infeliz, com a expulsão, Otávio já saiu de Chaves com um golo e uma assistência.
Para além disso, sintomas indeléveis da importância que o internacional português tem na estratégia do FC Porto foram as 93 ações com bola (máximo do jogo), incluindo o passe que desmarca Taremi no 3-1, quatro desarmes, 11 recuperações de bola e 16 de 19 duelos ganhos. Terá de cumprir castigo na partida decisiva com os italianos, mas isso também o deixa fresco para os dois jogos que restam no campeonato até à paragem das seleções, a receção ao Estoril depois de amanhã e a visita a Braga no fim de semana seguinte.
Outra vez lançado para superar-se
Pese embora as dificuldades levantadas pelas duas lesões que o afastaram por alguns jogos, Otávio já está à beira de se superar pela quinta vez consecutiva. Desde 2019/20, a temporada em que explodiu definitivamente com Sérgio Conceição ao comando, que o médio de 28 anos melhora sucessivamente a soma de golos e assistências. Acumulou 18 na última época e na atual já vai em 15, resultantes de quatro remates certeiros e as tais 11 ofertas.