
Palhinha é um dos principais ativos do Sporting
Eduardo Costa/EPA
Clube inglês entra na perseguição ao médio, que já tem meia Europa atrás... Sai no defeso.
João Palhinha esteve perto da saída na janela de mercado de janeiro, mas a venda do seu passe ficou adiada para o verão. E no próximo defeso haverá mais um candidato à sua contratação. O Manchester United, apurou O JOGO, segue de perto a afirmação do médio-defensivo em Alvalade no último ano e meio e está a intensificar as observações para decidir se entra na luta pela sua aquisição.
Os diabos vermelhos de Manchester pretendem renovar o sector, que não mexe desde que Nemanja Matic foi contratado ao Chelsea em 2017. O sérvio ex-Benfica, com 33 anos, tem entretanto perdido relevância no miolo e viu Scott McTominay roubar-lhe o lugar, dado que Fred tem jogado agora como "8". Perante o declínio de Matic, o United vasculha o mercado à procura de um "trinco" e Palhinha entra nessa lista, tal como Declan Rice, jovem promessa do West Ham. No entanto, se a saída do internacional luso pode ser efetivada por valores entre os 30 e os 40 milhões de euros, já o inglês é avaliado pelo seu clube em mais de cem milhões de euros...
Há um mês Palhinha esteve à beira de deixar os leões, com propostas de Inglaterra e Espanha, mas as condições de pagamento não agradaram ao Sporting, que o segurou a pensar na revalidação do título de campeão e numa boa prestação nos oitavos de final da Liga dos Campeões.
No passado, clubes como Bétis, CSKA de Moscovo e Wolves já viram propostas pelo camisola seis recusadas. Palhinha foi, mais recentemente associado a outros emblemas de peso, como Sevilha, Atlético de Madrid, Nápoles, Paris Saint-Germain, Tottenham, Newcastle e Manchester City, pelo que se espera um verão movimentado na SAD verde e branca, que renovou com o atleta com a "promessa" de não lhe cortar as pernas quando um clube de topo europeu lhe aparecer no caminho. Atualmente, recorde-se, o Manchester United de Cristiano Ronaldo, Bruno Fernandes e Diogo Dalot ocupa o quarto posto da Premier League, que dá acesso à Liga dos Campeões, e procura voltar a uma posição de destaque no país e na Europa.
O jogador de 26 anos tem contrato até 2026, uma cláusula de rescisão de 60 M€ e na última renovação entrou no patamar salarial de um milhão de euros.
Ugarte cresce e facilita a saída do colega
O Sporting contratou, no início da temporada, Ugarte já a pensar na sucessão de João Palhinha e o uruguaio desde cedo que começou a impressionar Rúben Amorim, nos treinos. As oportunidades foram sempre bem aproveitadas e já chegou a "sentar" o habitual titular num jogo da importância do clássico contra o FC Porto, no Dragão. Antes, ganhando regularidade em novembro e dezembro perante a baixa por lesão de Palhinha nessa altura, foi umas das figuras no dérbi que os leões venceram de forma convincente na Luz, contra o Benfica. Agora Palhinha enfrenta mais dois jogos de suspensão na sequência da confusão no clássico e Ugarte aproveita de novo para jogar regularmente.
14615429

