Fábio Cardoso chega-se à frente pela vaga de Marcano. Dragões sofrem menos golos com o 2 em ação; O terceiro posicionado da hierarquia do eixo defensivo portista vai render o espanhol, expulso contra o Boavista, no duelo que decide a ida ao Jamor. Em dupla com Pepe, fará o jogo 50 pelos azuis e brancos.
Corpo do artigo
Os cerca de 25 minutos que se seguiram à expulsão de Marcano no FC Porto-Boavista, no domingo, serviram de amostra do que se pode esperar para o duelo com o Famalicão em relação ao eixo defensivo dos dragões. Lançado para estabilizar o setor recuado e responder ao ímpeto axadrezado na procura do empate, Fábio Cardoso posicionou-se ao lado de Pepe e cumpriu. Os dois formaram a dupla que, salvo imprevistos, será titular esta noite (20h30), deixando Sérgio Conceição descansado em relação à rendição forçada do espanhol.
Isto, porque os registos defensivos dos campeões nacionais não têm sofrido com a ausência de um dos indiscutíveis e a consequente entrada de Fábio. Pelo contrário: os números mostram que, com o camisola 2 em campo, até sofrem menos golos.
Passamos a explicar: durante os 2168" de jogo acumulados por Fábio Cardoso na presente época, o FC Porto encaixou apenas 10 tentos. Ou seja, o central de 29 anos apresenta uma média de 0,42 golos sofridos a cada 90 minutos. Este é o melhor valor entre os quatro centrais já utilizados por Conceição em 2022/23. Ao ex-Santa Clara segue-se Marcano, o mais rodado na posição (3221"), com uma média de 0,50. Só depois surge o capitão, Pepe, com 0,81. David Carmo, que não atua pela equipa principal desde a vitória em Alvalade (12 de fevereiro), é o que detém um registo menos abonatório (0,87).
Estes dados estatísticos não são, logicamente, um reflexo infalível da solidez portista. Desde logo porque, como o próprio Sérgio Conceição já referiu em diversas ocasiões, o processo defensivo não é restrito ao quarteto de trás e ao guarda-redes. Começa, desde logo, pela pressão efetuada pelos avançados e envolve os 11 jogadores em campo. Contudo, é inevitável que a média de Fábio Cardoso jogue a favor do português, que dá nas vistas pelo estilo simples e seguro, evitando ao máximo situações comprometedoras.
Tanto assim é, que o treinador nunca se coibiu de elogiar o profissionalismo de Fábio, que "contornou", até, a preferência dada por Conceição a uma dupla composta por um central destro e outro canhoto. A prontidão de Cardoso para responder às chamadas sempre que necessário, qual pronto-socorro, tem-lhe permitido acumular jogos e, na segunda época de dragão ao peito, vai chegar aos 50 desafios pelo clube azul e branco, numa partida com vista para a final da Taça de Portugal. Curiosamente, o defesa será titular ao lado de Pepe apenas pela segunda vez. A "estreia" foi contra o Estoril (triunfo por 3-2), a 10 de março.