Entre Portimonense e Mafra e de volta ao onze, o médio marcou uma vez e assistiu quatro.
Corpo do artigo
Depois de um início de época atribulado, os últimos 30 dias mostraram Otávio ao mais alto nível às portas do Mundial do Catar, numa boa notícia para o FC Porto e, ao que tudo indica, para a Seleção Nacional.
A lista de 26 convocados para a competição é conhecida hoje e deverá incluir o médio, que se estreou por Portugal em setembro de 2021 e, desde então, só mesmo por culpa de problemas físicos é que se viu afastado das opções de Fernando Santos.
Desde a visita ao Portimonense, a 8 de outubro e a deslocação a Mafra, exatamente um mês mais tarde, Otávio atuou em todos os nove jogos do FC Porto, somando um golo e quatro assistências, curiosamente sempre a jogar fora. Faturou frente aos algarvios, no primeiro desafio a titular depois de recuperar de uma lesão, e deu a marcar diante do Anadia, Brugge (duas vezes) e Mafra. É a melhor fase da temporada para o "Baixinho", que voltou ao habitual depois de ter começado a época a ver dois jogos na bancada, castigado. Mais tarde, quando estava a recuperar a forma, um traumatismo na grade costal afastou-o de duas partidas. Pelo meio, ainda apareceu no onze na receção ao Brugge, mas era evidente que ainda não era o Otávio que todos conhecem. Esse reapareceu no final de setembro, primeiro saído do banco e, depois, a titular, estatuto que não voltou a perder, como é comum nos azuis e brancos. O camisola 25 é o jogador mais antigo do plantel, o único que trabalha desde o início com Conceição. Nos referidos nove jogos desde que voltou ao onze, Otávio só foi substituído em quatro, três vezes depois dos 80 e sempre com o FC Porto em vantagem.
Dérbi será o jogo 200 na Liga
A cumprir a sétima temporada consecutiva na equipa principal do FC Porto, Otávio prepara-se para, este sábado, adicionar mais uma marca redonda ao já vasto currículo. Salvo alguma contrariedade de última hora, o "Baixinho" fará no dérbi da Invicta, frente ao Boavista, no Bessa, o 200.º encontro da carreira na I Liga portuguesa. Dos 199 que o médio, de 27 anos, já somou, 164 foram jogados de dragão ao peito, tendo disputado os restantes 35 com a camisola do V. Guimarães, curiosamente também com Sérgio Conceição como treinador. O internacional português tornar-se-á, de resto, no segundo elemento do atual plantel portista a quebrar a barreira das duas centenas de partidas no campeonato - o primeiro foi Pepe, cuja conta vai nos 219. Contudo, importa referir que o experiente defesa-central (39 anos) soma menos jogos no principal escalão pelo FC Porto (156) do que Otávio. O somatório do capitão dos azuis e brancos, que está na reta final da recuperação da lesão no joelho esquerdo, compõe-se com os 63 desafios que disputou pelo Marítimo, antes de rumar ao Dragão, em 2004.
15337783