Luso-brasileiro é o jogador com mais assistências e passes decisivos em toda a Liga Bwin.
Corpo do artigo
O FC Porto até nem tem o ataque mais concretizador - por causa dos 7-0 do Benfica ao Belenenses -, mas é a equipa com mais remates na soma das 12 jornadas do campeonato e há um claro responsável por isso: Otávio.
O luso-brasileiro de 26 anos já conta cinco assistências na prova, partilhando a liderança desse dado estatístico com Rafa, do Benfica, mas é de longe o jogador que faz mais passes decisivos e em profundidade entre todos os que atuam na Liga Bwin.
Ou seja, ninguém cria mais golos ou situação de finalização do que ele, o que ajuda a justificar o facto de a equipa de Sérgio Conceição ser a que mais produz em termos ofensivos.
De contrato renovado, a época tem sido de exibições consistentes para Otávio, que arrancou em grande no campeonato, levando Fernando Santos a chamá-lo à Seleção Nacional, para os compromissos de apuramento para o Mundial. Olhando para os números, o internacional português já efetuou 27 "key-passes" ou passes decisivos, o que dá uma média de quase 2,5 por partida [não jogou uma das 12 jornadas], somando ainda 37 passes em profundidade. Tem, ainda, quatro "segundas assistências", de acordo com os dados do portal "Wyscout".
Otávio é, no fundo, o pensador do jogo do FC Porto, o desequilibrador que, com os seus passes, tem deixado os companheiros em boas condições para rematar, algo que ele próprio já fez 15 vezes, tendo marcado dois golos. Mas o luso-brasileiro é muito mais do que um criador, é também um jogador de equilíbrios defensivos táticos que são fundamentais no esquema de Sérgio Conceição, que raramente abdica dele. Aliás, o treinador teve um papel importante na renovação de contrato do criativo, um dos jogadores que têm "crescido" na era Conceição.
Falando agora dos números da equipa, os dragões chegam a esta fase com 189 remates - média de 15,75 por jornada -, mais 26 do que o Sporting, com quem partilha a liderança do campeonato. O Benfica é apenas o sétimo deste ranking, com 151 disparos. Luis Díaz, que até é o artilheiro-mor do campeonato, é o que mais tem tentado: 34 remates. E dois dos dez golos que o colombiano tem na Liga Bwin foram oferecidos por Otávio, que em muitas outras situações já deixou o companheiro em zona de tiro. Mas não apenas ele. Taremi, por exemplo, também tem desempenhado um papel de destaque. E não estamos a falar dos golos que marca. O iraniano soma quatro assistências no campeonato e já leva 23 passes decisivos, algo a que não será alheio o novo posicionamento em campo, um pouco mais recuado do que o habitual. Aliás, os 26 passes em profundidade que tem colocam isso ainda mais em evidência. No campeonato, só mesmo Otávio tem mais. Destaque ainda para Fábio Vieira. O jovem portista também surge em boa posição nas assistências (quatro) e nos passes em profundidade (20).