Otávio: passou pelo futsal, estreou-se contra o Palmeiras e podia ter jogado com Messi
Antes de chegar ao Famalicão, o defesa-central brasileiro, de 21 anos, foi negociado pelo Inter Miami. Agora estreou-se pelo FC Porto na Liga dos Campeões
Corpo do artigo
O percurso ascendente de Otávio até ao patamar mais alto do futebol europeu fez-se de trocas de posição e de desporto, lançamentos precoces por infelicidades alheias e cobiça de clubes dos quatro cantos do planeta. Antes de se fixar como uma das crias mais promissoras do “Ninho do Urubu”, o brasileiro teve os primeiros contactos com uma bola aos seis anos, numa equipa amadora da cidade de Itaim Paulista.
Daí até ao futsal do Mogi passariam cinco anos, mas a aventura duraria pouco tempo, uma vez que o São Caetano puxou-o novamente para o futebol. Entre experiências como médio-defensivo e avançado, Otávio acabaria por fixar-se como central e ver as portas do Flamengo abrirem-se em meados de 2016, embora só em 2017 se tenha estabelecido no clube carioca, após uma passagem pelo Internacional.
Em 2018 beneficiou de um surto de papeira na equipa para ser titular na Copa do Brasil de Sub-17, ganhando notoriedade suficiente para começar a atrair o interesse de clubes do exterior. Ainda antes da estreia pela equipa principal do “Fla”, num clássico com o Palmeiras, na sequência de uma infeção por covid-19 que afetou vários titulares, o defesa já havia motivado uma proposta do Al Sharjah (Arábia Saudita) no valor de sensivelmente 500 mil euros.
A saída não se deu aí, mas apenas em 2022, e por empréstimo, ao Sampaio Corrêa. A parca utilização tornou a mudança um pesadelo e causou o regresso ao Flamengo, que entretanto entrou em negociações avançadas com o... Inter Miami. A intromissão do Famalicão, contudo, impediu uma eventual reunião com Leonel Messi a partir de 2023 e carimbou-lhe o passaporte de entrada no Velho Continente, onde não demorou muito a deixar boa impressão. O resto já se sabe.