"Honestidade e exigência" de Conceição formam combinação ideal, explica Layún, que destaca a importância que o "Baixinho" foi ganhando
Corpo do artigo
Layún passou duas épocas e meia de dragão ao peito e, nesse período, só apanhou os primeiros meses de Sérgio Conceição no FC Porto. Tempo suficiente, no entanto, para tecer rasgados elogios ao treinador. Saída de Otávio deixa marca, admite o mexicano, mas há soluções internas.
Saída do internacional português para o Al Nassr tem reflexo também fora das quatro linhas, aponta o antigo jogador do FC Porto. Numa breve análise à I Liga, coloca os três grandes "em pé de igualdade".
Que recordações guarda da meia época que passou com Sérgio Conceição?
-O Sérgio foi um dos treinadores com que mais gostei de trabalhar. A honestidade e a exigência que tem formam uma combinação extremamente importante para conseguir que um jogador tenha o melhor desenvolvimento, adquirindo condições para mostrar a melhor versão. E tem um trato espetacular para com as pessoas. É um treinador muito completo, só guardo boas memórias dele. Desejo que continue a conquistar muitos êxitos com o FC Porto e continue a marcar uma era no clube.
Layún trocou o Watford pelo FC Porto no verão de 2015 e, em duas épocas e meia de azul e branco, realizou 80 jogos, nos quais marcou nove golos e somou 22 assistências. Em 2018, rumou ao Sevilha
Ainda foi a tempo de partilhar o balneário com o Otávio, que saiu para o Al Nassr no último verão...
-O Otávio não era só essencial dentro de campo, com toda a qualidade que tem, mas também a nível de balneário. Dava muito à equipa nesse aspeto, estava sempre alegre, bem-disposto e, nos últimos anos, assumiu um papel de líder muito importante na equipa. Não há dúvidas: é normal que a equipa tenha sentido a saída, mas tanto o Sérgio como o clube vão encontrar soluções em quem já está no plantel. Já começam a aparecer e vão mitigar essa perda.
17148563
Que análise faz aos candidatos ao título neste arranque de época?
-Os três grandes têm excelentes plantéis. Têm feito bem as coisas, começaram bem a temporada. O regresso de Di María ao Benfica foi muito mediático, mas, ainda assim, continuo a achar que os três rivais estão em pé de igualdade. Torço para que a luta do FC Porto culmine com a conquista do título de campeão. O Braga também está forte. A disputa pelo título e pelos dois lugares de Champions será muito intensa esta época.
17148678