Após anunciar o fim da carreira de jogador, Miguel Layún, ex-FC Porto, passa o testemunho ao "herdeiro" mexicano no Dragão
Corpo do artigo
Miguel Layún não tem dúvidas: Jorge Sánchez reúne as características necessárias para vingar no Dragão. Em entrevista a O JOGO, o antigo jogador do FC Porto, que na segunda-feira anunciou o ponto final na carreira, fala num lateral "potente" e capaz de corresponder à famosa exigência de Sérgio Conceição.
Lateral que o Ajax cedeu aos FC Porto estreou-se na I Liga ante o Portimonense e o experiente ex-dragão antecipa: sob a orientação de Sérgio Conceição, Jorge vai "aprimorar" a vertente ofensiva.
O que pode Jorge Sánchez dar a este FC Porto?
-Vejo o Jorge [Sánchez] como um jogador de muita potência, forte fisicamente, muito disponível para percorrer a ala. Subir e descer é algo que faz com muita facilidade e isso adequa-se na perfeição a um clube como o FC Porto.
Identifica parecenças entre o estilo de jogo do Jorge e o seu?
-O Jorge parece-me mais potente do que eu, mais forte. Tem todo o potencial e características para vingar no FC Porto. É isso que desejo, quero que ele seja feliz.
Estamos a falar de um lateral que dá mais nas vistas pelo aspeto defensivo ou pelo ofensivo?
-Mistura bem as duas vertentes. É um lateral que se incorpora muitíssimo bem no ataque. Defensivamente, e comparando comigo, é muito mais poderoso do que eu: mais agressivo, mais determinado... Nas mãos de Sérgio Conceição, vejo-o a aprimorar o aspeto ofensivo. A confirmar-se, será um dos laterais mais completos da Liga portuguesa.
17144123
A exigência de Conceição é bem conhecida. Que tipo de resposta dará o Jorge?
-Penso que vai adaptar-se tranquilamente. O Sérgio foi um dos treinadores com que mais gostei de trabalhar, pela honestidade e transparência que tem, por ser uma pessoa muito frontal. E tem enorme exigência, que ajuda a potenciar ao máximo os jogadores.
A verdade é que ainda só somou cerca de meia-hora em campo...
-É difícil chegar ao FC Porto e ser logo titular. Terá de mostrar o futebol e o talento que tem. Mas eu acredito que possa acontecer em breve. Ficaria muito feliz por ver mais um mexicano brilhar num clube que me é tão querido.
17142339
Após alguma estagnação no Ajax, a mudança para o FC Porto pode ser um impulso?
-Sem dúvida. Assinar pelo FC Porto é uma das melhores oportunidades que o Jorge podia encontrar na carreira. É um rapaz com muita ambição e creio que o FC Porto foi a opção ideal para que ele possa mostrar o talento que todos lhe reconhecemos. Poder fazê-lo num grande clube da Europa é uma vantagem.
Vê o plantel do FC Porto bem servido de laterais?
-Sim. O FC Porto tem quatro bons laterais, bem competentes. O Sérgio, melhor do que ninguém, já mostrou ser capaz de lhes extrair o potencial que têm, para que possam contribuir para a construção de uma equipa capaz de resgatar o título da I Liga. Isso é o mais importante.