Otamendi vai a Paris'2024 e fica a dever a Rui Costa: "Não é um bicho de sete cabeças..."
Capitão das águias pode voltar com a I Liga já em marcha devido à autorização da SAD para ir aos Jogos Olímpicos
Corpo do artigo
Grande parte do plantel do Benfica está a gozar férias, mas alguns jogadores continuam em atividade, ao serviço das respetivas seleções nacionais. Mais tarde ou mais cedo, todos terão o seu período de descanso, excetuando... Otamendi, que tem na sua agenda a Copa América e, logo a seguir, os Jogos Olímpicos de Paris, prova que carecia de autorização do Benfica, entretanto já concedida pelo presidente Rui Costa, segundo foi noticiado na Argentina. Significa isto, na análise do treinador José Gomes, que o capitão das águias vai mesmo ficar em dívida para com o líder benfiquista.
José Gomes sublinha que, em termos de compromisso com o clube, uma recusa poderia ter efeito negativo
Se o guardião Trubin já se manifestou também interessado em participar nas Olimpíadas, neste caso pela Ucrânia, podendo este pedido ser recusado, Otamendi poderá estar presente na prova que arranca a 24 de julho e se prolonga até 9 de agosto. Na eventualidade de a Argentina chegar à final, Otamendi só conseguirá apresentar-se já com o campeonato em andamento, pois o pontapé de saída está previsto para 10 de agosto. E antes irá participar na Copa América, que se realiza de 20 de junho a 14 de julho.
José Gomes, atual treinador do Zamalek, que já passou pelos encarnados como preparador-físico, não está preocupado com o desgaste. Aliás, vê o central de 36 anos regressar com um grande andamento.
Faz sentido um jogador de 36 anos e já com 59 jogos na época ter este desgaste? Irá render quando voltar? Duas interrogações que José Gomes, antigo preparador-físico do Benfica, entre outros clubes, e atual técnico dos egípcios do Zamalek, responde sem preocupação. “Podemos dizer que não faz sentido, que legalmente temos o direito de ficar com um jogador que é nosso e dizer não. Mas o jogador não é apenas uma peça de uma máquina, é isso mas também é um ser humano que tem emoções e sentimentos e que pesam muitas vezes muito mais do que a carga dos jogos em si. Pela responsabilização e a gratidão que o jogador irá sentir, quando regressar veremos um Otamendi com redobrado empenho”, refere.
Otamendi soma 59 jogos, mas terá mais dois de treino, três na Copa América, três nos Olímpicos e mais alguns se a seleção seguir em frente
O treinador de 53 anos acrescenta, a O JOGO, que “dizendo que não, a relação de compromisso, apesar de ser um grande profissional, não seria a mesma que aquela que vai ser pelo reconhecimento que o Benfica lhe proporcionou”, não vendo José Gomes inconvenientes ao nível físico. “Não é um bicho de sete cabeças. Sabemos que com jogadores já com alguma idade as coisas, correndo mal, podem potencialmente ter um prejuízo maior. Mas, acreditando que ele se cuida de forma profissional e à volta dele tem pessoas muito profissionais, para o Benfica até pode ser positivo. Quando chegar vai ser tido em consideração o que ele fez para ser enquadrado no registo de treino e nos jogos, gerindo bem a questão da carga.”
“A forma como os jogadores se cuidam, como se alimentam, como se preocupam com o descanso, além do acesso que têm a dados sobre o seu organismo... Ganham consciência da importância de ter sempre todos os cuidados para estarem bem. Acaba por estar sempre tudo mais controlado. E um jogador como o Otamendi conhece melhor o seu corpo do que o seu fisiologista”, contextualiza o técnico, confiante que, “com todos os cuidados, Otamendi vai voltar com um ritmo altíssimo e o Benfica irá tirar partido disso”.
O defesa não estará, por isso, nos trabalhos de pré-época do Benfica, mas também esse facto não é um problema, diz José Gomes, porque “não é um jogador que esteja a chegar de novo, que não conheça os seus companheiros e a realidade do clube para onde vai. É um jogador da casa que vai representar numa data pouco frequente a sua seleção”.