Mariano Juan, ex-companheiro do avançado coloca a fasquia muito alta, mas garante que o FC Porto contratou um excelente profissional que vai "marcar mais golos do que Jackson.
Corpo do artigo
Suceder a Jackson Martínez, o melhor marcador dos últimos três campeonatos nacionais, não é algo que incomode Dani Osvaldo. Essa é a convicção de Mariano Juan, ex-companheiro do reforço portista no Huracán, da Argentina, e que há mais de dez anos é amigo do reforço portista. O antigo central, tem 39 anos e já deixou de jogar, garante que o FC Porto contratou um jogador excêntrico, mas com fome de glória e que recusou convites mais tentadores a nível financeiro para poder lutar por títulos em Portugal.
"Desde jovem que o Daniel Osvaldo era como se vê: meio louco e completamente diferente do protótipo de futebolista. Tem um ar excêntrico e também se comporta assim dentro do grupo. Ou seja, não vende uma imagem para o marketing, é genuinamente assim", referiu Mariano Juan em conversa com O JOGO. Ambos partilharam o balneário do Huracán em 2005, quando Osvaldo tinha 19 anos e começava a carreira. "Não sei o que se passou no Inter de Milão, mas nos outros clubes devia ter continuado mais tempo. No Huracán portou-se muito bem e no Boca Juniores todos os seus companheiros e equipa técnica o queriam. Teve de ultrapassar um problema pessoal aqui na Argentina, mas isso não tem por que se misturar com o Osvaldo futebolista", referiu, revelando que o avançado teve outros convites, mas que preferiu o FC Porto por ser ambicioso.
[destaque:4725545]
"O Osvaldo é um profissional com muita fome de glória e de títulos. Demonstrou isso agora: em vez de ir ganhar muito dinheiro para uma liga de menor peso nas arábias ou nos Estados Unidos, decidiu voltar à Europa e lutar por ganhar alguma coisa ao nível de títulos. Não tenho dúvidas que o vai conseguir, dando muitas alegrias aos adeptos. Acredito que o FC Porto e a Liga portuguesa são ideais para ele porque trata-se de um clube ambicioso, no qual voltará a ser titular", sublinhou. Refira-se que, aos 29 anos, o avançado tem apenas dois troféus no currículo: o campeonato de Itália, conquistado ao serviço do Inter de Milão (19 jogos e sete golos), em 2014/15, e a Serie B italiana, que ajudou o Lecce a ganhar em 2006/07 com oito golos marcados em 32 jogos.
Osvaldo chegou na semana passada para rivalizar com Aboubakar na sucessão a Jackson Martínez. O ex-companheiro acredita que isso não é um fardo para o ítalo-argentino. Pelo contrário. "Não me parece que lhe pese o facto de ser o sucessor de Jackson Martínez. Motiva-o. Na minha opinião, vai até marcar mais golos do que Jackson. Vai superá-lo, ainda que esse "jogo" de nomes e de números seja mais para o exterior", atirou. A tarefa, porém, não se adivinha fácil. Basta recordar que o Cha Cha Cha marcou 92 golos em 136 jogos pelo FC Porto. Isto em três temporadas.