Central regressou após longo período de paragem e, além de ter recuperado o lugar no onze, foi decisivo na Taça. A cumprir a segunda temporada no Minho, o espanhol ultrapassou problemas físicos, agarrou imediatamente a titularidade e foi crucial em Santa Maria de Lamas, marcando o golo do triunfo.
Corpo do artigo
Óscar Rivas voltou a entrar regularmente nas opções do Vitória e, ao sexto jogo a titular, teve cabeça para resolver a eliminatória da Taça de Portugal, diante do União de Lamas, uma espécie de prémio após um período difícil devido a problemas físicos. O central espanhol está a viver uma nova fase em Guimarães, depois de não ter somado qualquer minuto nos últimos três meses da época passada, pausa que se prolongou até à quarta jornada desta temporada. Recuperado e devolvido ao onze por Luís Pinto, o defesa não demorou a mostrar talento.
O espanhol, que está a ter a primeira experiência fora de Espanha após várias temporadas ao serviço do Alcorcón, assumiu a titularidade no Vitória ainda com Rui Borges, a 7 de novembro do ano passado, no desafio diante do Mladá Boleslav, a contar para a fase regular da Liga Europa. Selou a estreia não só com uma boa exibição, mas também com um golo. Dois jogos depois, para a quarta eliminatória da Taça de Portugal, voltou a festejar, desta vez frente ao União de Leiria, e foi sempre titular até ter contraído um problema físico, em janeiro, que o afastou dos relvados durante longos meses.
Esta época, o espanhol assumiu a titularidade ao lado de Abascal no jogo com o Arouca, na quarta jornada, e não mais a largou. A dupla tem sido a preferida de Luís Pinto e é provável que se mantenha para o jogo de domingo, diante do Famalicão.
Fran Fernández, que orientou o central no Alcorcón, já recordara a O JOGO a resiliência do central, obrigado a parar devido a uma lesão grave antes de chegar a Guimarães. "Um episódio dele que recordo sempre é quando lhe disse que ia ser titular. Reagiu com uma calma e naturalidade... parecia que já tinha feito 50 jogos. Fiquei mesmo surpreendido. Tem uma grande personalidade e uma inteligência emocional muito grande. Tanto que, depois de ter sofrido uma lesão grave, voltou depressa ao rendimento que tinha", afirmara.
Bilhetes para o Famalicão à venda
O Vitória de Guimarães vai medir forças com o Famalicão no próximo domingo, em jogo a contar para a nona jornada do campeonato, e os bilhetes para o dérbi minhoto já estão à venda. Com o custo unitário de 10 euros, os ingressos ficaram disponíveis na manhã de ontem no Atendimento ao Associado do Estádio D. Afonso Henriques. Cada sócio pode apresentar um cartão com as quotas em dia para levantar um bilhete para o desafio que tem o pontapé de saída agendado para as 15H30. Na última temporada, em Famalicão, o jogo, da 21.ª jornada do campeonato, não foi além de um empate sem golos.

