"Os últimos dez anos foram negativos, aumentou a distância entre os clubes ricos e os outros"
Lars-Christer Olsson, presidente da European Leagues, apontou alguns problemas do futebol atual.
Corpo do artigo
A European Leagues, associação que congrega 32 ligas de 25 países, reuniu-se em assembleia geral esta sexta-feira em Lisboa, onde marcou posição contra a intenção de elitizar a Liga dos Campeões.
Refira-se que este modelo, que a Associação Europeia de Clubes (ECA) vai apresentar à UEFA, defende que a competição tenha um acesso ainda mais fechado e com critérios favoráveis ao poder financeiro e histórico de cada emblema.
"Os últimos dez anos foram negativos para as competições domésticas devido à divisão dos lucros, aumentando a distância entre clubes ricos e os outros", apontou Lars-Christer Olsson, presidente da EPFL.
10765581
"Espero que seja a primeira de muitas reuniões para se encontrar uma nova solução, com a qual tanto a UEFA como os clubes e as ligas possam viver bem. É importante avançar para uma maior solidariedade. Este é um processo ainda numa fase muito inicial, mas temos de começar a falar e discutir o futuro", continuou, estando marcada um encontro a oito de maio entre as ligas e o Comité Executivo da UEFA, em Nyon.
"As ligas estão unânimes sobre o que querem discutir sobre este tema e como se devem desenvolver as competições. Vamos desenvolver o nosso próprio modelo e apresenta-lo à UEFA como uma visão de como devem ser as competições internas no futuro", explicou.