Técnico José Carvalho Araújo trabalhou com Trincão na formação e dá conta de um jogador mentalmente forte. "A cláusula de 500 milhões com o Barcelona? Isso não o influencia", garantiu.
Corpo do artigo
Desde que se comprometeu com o Barcelona, Trincão já marcou quatro golos (contabiliza agora sete) e não tem parado de acumular boas exibições, como se verificou no recente Braga-Portimonense, vencido pelos minhotos e com o extremo a aparecer nos lances decisivos.
A mudança para o gigante da Catalunha aproxima-se e, segundo o treinador José Carvalho Araújo (com quem trabalhou na formação do clube), está ser encarada como "um estímulo" pelo extremo. "É um jogador diferente e especial em termos emocionais, tal como o Pedro Neto [Wolverhampton]. Tem grande capacidade competitiva e só pensa em superar-se. É assim contra o Benfica ou o Merelinense: quer sempre fazer melhor, assistir os companheiros, ter bola ou marcar", assinalou.
"É um jogador diferente e especial em termos emocionais"
Cristiano Ronaldo é a "referência" desde criança, coincidindo o jogador do Braga com o internacional português da Juventus no mantra de trabalhar para se tornar "no melhor do mundo". "Sempre teve essa ideia. Até disse isso numa ambulância, meio inconsciente, quando estava a ser assistido, depois de ter chocado de cabeça com outro jogador numa partida pela equipa B", revelou o atual treinador dos sub-23 do Braga. Já o Barcelona era um "objetivo de carreira" que começou a ganhar forma num encontro com um "mental coach". "Segundo me contou o pai, essa pessoa pediu-lhe para escolher o melhor clube e ele elegeu o Barcelona. Então propôs-lhe que comprasse a camisola do Barça e que andasse com ela vestida muitas vezes para dar força a esse objetivo. Assim fez. O Barça é por isso mais do que um sonho", revelou Carvalho Araújo, certo de que a cláusula de 500 milhões de euros que irá protegê-lo no Barcelona jamais o colocará nas nuvens, como nunca o colocou a de 30 milhões que estava associada ao contrato com o Braga. "Isso não o preocupa, nem o influencia. Vai passar-lhe um bocado ao lado. É muito focado no trabalho e no que deve fazer em campo", juntou.
Em suma, Trincão está no ponto. Durante a formação, só teve de perceber que nem sempre pode arriscar. "Agora sabe quando pode desequilibrar ou quando deve ser um jogador de equipa. Foi essa a sua grande evolução e, nesta última etapa pelo Braga, tem demonstrado que está, de facto, muito maduro. É um extremo muito forte no um contra um, mas chegou a jogar a 10 comigo, porque explora muito bem os espaços interiores", recordou José Carvalho Araújo.
"Pode ser o terceiro avançado do Barcelona"
Segundo o "El País", o ataque do Barcelona ficou manco desde que Neymar partiu há três épocas, rumo ao PSG. O clube espanhol procura um novo parceiro para Messi e Suárez e, de acordo com o mesmo jornal espanhol, já gastou 516 milhões de euros em candidatos, sendo Trincão o mais recente. José Carvalho Araújo acredita que o extremo do Braga será a aposta certa. "É claro que poderá ser esse terceiro avançado. Tem grande talento e capacidade. Só precisa de uma oportunidade e de alguma sequência. Vai lidar com mais pressão, mas ele gosta desse tipo de desafios. Os pais dizem que não está nada ansioso e que tem dormido muito bem", testemunhou o técnico.