Confira a apreciação de O JOGO aos jogadores do Sporting no triunfo (2-1) sobre o Valladolid.
Corpo do artigo
SPORTING-VALLADOLID, 2-1
Adán (reforço)
Uma noite tranquila com duas ou três saídas a cruzamentos, uma delas a dois tempos. Boa capacidade para comunicar com os colegas. Segurou um livre direto de Carnero aos 57". Sekou enganou-o no 0-1 (65").
12639325
Luís Neto
Bem a compensar as subidas de Porro e a controlar os alas espanhóis, como Waldo. Quis sempre jogar de primeira e não arriscou o compromisso.
Coates
Bom controlo da profundidade em linha de três certinha até ao momento do penálti. Não precisou de sobressair e esse é o maior elogio a fazer-lhe.
Feddal (reforço)
Interessante imposição sobre a esquerda, com antecipação e qualidade no passe entre linhas. Derrapou aos 63" ao meter a mão onde não devia - fez penálti -, mas redimiu-se aos 72", apanhando o elevador de Wendel até ao empate. E que grande cabeceamento.
Porro (reforço)
Uma primeira parte de nível alto: sistemáticas aventuras pelo corredor direito, onde procurou servir os colegas (aos 41" deu a TT), mas com espaço para tentar o golo, como aos 33" - sem sucesso. Terminou como central.
Matheus Nunes
Um jogo na sombra que lhe valeu a substituição aos 67". Falta-lhe nervo a defender e abriu, por isso, espaço para que Palhinha fosse a jogo.
Wendel
Eficiente na recuperação, deu sempre o palco aos colegas, como a Tiago Tomás, aos 54", para o jovem atirar ao ferro, e a Feddal, aos 72", numa grande bola na ressaca de um canto.
Antunes (reforço)
Com gás e bem integrado na manobra ofensiva da equipa, apareceu quase sempre em zona certeira: de primeira, arriscou centros tensos. As bolas paradas foram suas até aos 60", minuto em que saiu.
Tiago Tomás
Foi do seu pé direito que saiu a primeira grande chance de golo, quando, assistido por Porro, disparou rasteiro para Roberto segurar. O poste levou a melhor ao minuto 54.
Nuno Santos (reforço)
Uma exibição que merecia um golo: jogou à frente, sobre a direita e a esquerda, e na etapa final fez todo o corredor do lado canhoto - tudo isto com propriedade. Aos 49" atirou fraco para Roberto agarrar, mas aos 73" fez-lhe tremer o poste. Jovane tirou-lhe a "prenda" num livre aos 82". A par de Porro, foi dos reforços mais vistosos no Ribatejo.
Vietto
Fez a estreia na pré-temporada após o afastamento pela covid-19 e quase ia festejando com um golo, aos 86", após passe de Jovane - o extremo estava, considerou o auxiliar de Tiago Martins, adiantado.
João Palhinha
Iniciou a jogada que acabou com a bola ao poste de Nuno Santos (73") e quase a concluía na ressaca, mas o desvio saiu ao lado. Qualidade do único médio-defensivo do plantel. Haverá reforço-surpresa? O Sporting só teria a ganhar...
Gonzalo Plata
Rúben Amorim experimentou-o à direita para os últimos 15", posição onde já tinha sido utilizado. Leu bem o jogo, sempre sem comprometer.
Borja
O Valladolid pouco atacou e o colombiano... pouco trabalho teve pela frente: calmo nos 15 minutos que Rúben lhe deu.
A FIGURA
Jovane: etapa final dos diabos com vermelho e sem tremores
Contaram-se 93 minutos de fulgor, intensidade e muita qualidade do jovem que parte para 2020/21 com uma maturidade diferente em relação à que mostrou na maior parte da última temporada - muito longa. Na primeira parte, até foi dos menos ativos na tríade atacante verde e branca, mas na segunda...explodiu. Aos 47" deixou o primeiro aviso, aos 49" isolou Nuno Santos e aos 78" arrancou o segundo amarelo a Miguel Rubio dentro da área, assumindo a cobrança do penálti que consumou a reviravolta sem problema. Está no mercado? Se sim, só mesmo por muitos euros...