
Gonçalo Inácio é central
A-gosto. com/Global Imagens
Amorim deu-lhes a palavra de que vão ter minutos ainda em 2019/20. Porém, o "timing" da inscrição impede a utilização... já.
Depois de Eduardo Quaresma e Matheus Nunes se terem estreado pela equipa principal contra o V. Guimarães, no regresso da Liga, vão seguir-lhes os passos, muito em breve, mais dois jovens talentos da "cantera" leonina.
Gonçalo Inácio, defesa-central de 18 anos, e Tiago Tomás, avançado de 17, têm a promessa do técnico Rúben Amorim de que ainda em 2019/20 vão somar minutos, sabe O JOGO.
Contudo, o timing da sua inscrição na prova impede que o possam fazer no imediato. Os dois jogadores pertenciam ao plantel de juniores do clube e só muito recentemente tinham dado o salto à equipa de Sub-23, que representaram em três e seis ocasiões, respetivamente. Integrados nos trabalhos da equipa principal com Rúben Amorim, num lote de seis jogadores observados na paragem já a pensar no futuro (juntamente com Quaresma, Matheus Nunes, Joelson Fernandes e Nuno Mendes), a dupla só foi inscrita já após a data inicialmente prevista para os próximos jogos, pelo que têm de ficar ainda de fora para cumprir o regulamento.
Em 19/20 já jogaram oito da casa: Max, Ilori, Camacho, Quaresma, R. Fernandes, M. Luís, P. Mendes e Jovane (M. Nunes e Plata foram diretos aos Sub-23)
Assim, o defesa-central Gonçalo Inácio, canhoto e com rodagem também a lateral-esquerdo, só pode mesmo ser chamado após o próximo jogo com o Paços de Ferreira, podendo ser opção para defrontar o Tondela na 27.ª jornada. Espécie de discípulo de Mathieu, aprende com o francês e tem armas semelhantes como a velocidade (sobretudo no auge da carreira do ex-Barcelona), o posicionamento e a qualidade no passe. Rúben Amorim tem testado Inácio precisamente no lugar de Mathieu e, para já, vê nele um potencial sucessor, o que pode acontecer a qualquer altura, até porque o futuro do francês continua indefinido.
O atacante Tiago Tomás foi inscrito duas semanas depois de Inácio. Dada a demora no cumprimento dessa formalidade, o veloz goleador que se inspira em Thierry Henry tem de esperar ainda três jogos para poder ser chamado, ou seja, mais dois do que o colega também vindo dos juniores. Tomás tem mostrado grande entrega nos treinos, instinto, intensidade e capacidade de pressionar alto, tendo agradado ao técnico. Pode ir a jogo com o Gil Vicente (29.ª jornada).
Viveiro: sub-23 perderam já oito para o principal
Desde o início desta temporada, o plantel de Sub-23 já perdeu oito jogadores para o elenco da equipa principal, sendo que houve ainda alguns como Maximiano ou Plata que, numa fase inicial da época, ganharam ritmo a jogar na formação secundária. O primeiro a jogar foi Pedro Mendes, seguiu-se Rodrigo Fernandes e mais recentemente Eduardo Quaresma e Matheus Nunes. Além destes, há mais quatro que já trabalham regularmente sob as ordens de Rúben Amorim, como são os casos dos dois protagonistas destas páginas, Gonçalo Inácio e Tiago Tomás, e ainda Joelson Fernandes e Nuno Mendes, que também poderão ter ainda uma oportunidade esta temporada. Para já, a condição física de Mathieu pode levar à estreia de Inácio e a escassez de avançados significar uma chance para Tomás.
