
Rodrigo Mora eleito o melhor jogador do ano de 2025
Miguel Pereira
Leitores de O JOGO escolheram os protagonistas de 2025, com o criativo do FC Porto distinguido como melhor jogador. Confira o onze
Caiu o pano de 2025 com o renovado convite aos leitores de O JOGO para votarem nos melhores e escolherem o onze ideal do ano civil, entre os protagonistas que competem atualmente na I Liga. Os doze meses que ficaram para trás testemunharam duas metades de época muito distintas, entre a dobradinha do Sporting e a recuperação do FC Porto, que trocou o pesadelo dos primeiros seis meses por um percurso avassalador no campeonato. Isso refletiu-se nas escolhas, com seis portistas no onze e três sportinguistas, acompanhados por Pavlidis, artilheiro do Benfica, e Ricardo Horta, figura maior do Braga.
Já Rodrigo Mora, aqui apenas entre futebolistas que estiveram todo o ano civil em Portugal, levou a melhor no prémio de melhor do ano, acabando por ver reconhecida a explosão na primeira metade de 2025, consolidada depois numa equipa que tem potenciado o crescimento de outras valências ao jovem criativo. E como a consistência defensiva tem sido imagem de marca da formação de Farioli, quase todo o primeiro setor vem dos dragões. Diogo Costa repete a presença pelo quinto ano consecutivo, com a dupla polaca Bednarek-Kiwior a entrar com estrondo. Alberto Costa e Maxi Araújo fecham um quarteto que, se fosse mesmo a jogo, teria uma proteção nórdica de luxo: Hjulmand e Victor Froholdt, cavaleiros da Dinamarca com percentagens de votos significativas, principalmente o reforço do FC Porto, com o número mais alto dos 11, quase nos 90%, num ano em que também foi eleito futebolista do ano no país Natal.
Com Rodrigo Mora no papel de maestro, o trio ofensivo vem de três clubes diferentes. Nas alas, Trincão, uma das figuras do bicampeão Sporting, e Ricardo Horta, um nome já histórico do Braga que prima pela consistência. Na frente da artilharia, Pavlidis, no reconhecimento de um 2025 de altíssimo nível: 43 golos em 63 jogos pelo Benfica, que tem no grego mais do que um goleador.
Explosão com direito a prémio
Rodrigo Mora venceu a eleição para melhor jogador de 2025, com os leitores d"O JOGO convidados a escolherem entre uma seleção de protagonistas que começaram e terminaram o ano civil em Portugal. Com 31,6% dos votos, o criativo que saltou definitivamente para a ribalta em 2025 ficou um pouco à frente do médio Morten Hjulmand (28%), capitão do Sporting. Praticamente metade dos votos acumulados entre o melhor 11 e a eleição individual passaram por Rodrigo Mora. Pavlidis, artilheiro do Benfica que terminou ano com 43 golos em 63 partidas, encerra o pódio.

