RANKING - Análise aos desempenhos na I Liga e seus protagonistas
Corpo do artigo
A imagem de João Henriques como figura - perdoe-me, míster - é mais simbólica do que estatística. Na verdade, o ranking desta semana não é sobre treinadores, nem sobre João Henriques, mas antes sobre a maior surpresa do campeonato pós-retoma: o Santa Clara.
E na ausência de uma verdadeira figura nestes quatro jogos que passaram, o treinador acaba por representar todos os jogadores que mais se destacam. Mais, acaba por dar força à noção de equipa e, isso sim, é um elogio.
Só Sporting e Paços de Ferreira fizeram mais pontos do que o Santa Clara neste período. Mas só os açorianos jogam longe de casa. E a isso soma-se o facto de ainda não terem perdido e, pelo meio, terem vencido Braga e, recentemente, Benfica, naquela que foi a maior surpresa deste novo campeonato.
Curiosamente, com os lances que deram os três pontos a pertencerem a habituais suplentes. Neste ranking damos nome aos melhores do Santa Clara em cada um dos capítulos mais importantes do jogo.
O avançado Thiago Santana e o médio-ofensivo Lincoln são quem mais se destaca entre os atacantes; Zaidu, Mamadú e João Afonso aparecem entre os defesas com melhores registos. Mas há outros nomes a registar e uma certeza que os números atestam: o Santa Clara só não se distingue no drible, o que para um treinador não deixa, também, de ser um elogio.
12362204