
Inquérito - De golos invalidados, cantos mal ajuizados, penáltis duvidosos a expulsões, os árbitros do Tribunal O JOGO decifram os motivos do braço de ferro entre arbitragem e clubes nas últimas jornadas
Leia também Nova explosão: Vitinha é o rei das assistências no futebol europeu
1. A que atribui este ruído em torno da arbitragem?
2. Como avalia o desempenho deste quadro de árbitros e VAR?
3. A criação de uma autoridade externa para gerir a arbitragem é solução para melhorar esta situação ou existem outras?
Respostas de Jorge Coroado:
1 O ruído tem que ver exatamente com o posicionamento dos três principais candidatos ao título, pelas dificuldades que possam passar um ou outro, pelos anseios que os outros possam ter e que são comuns a todos e a incapacidade que têm de assumir os próprios erros.
2 Avalio o desempenho dos árbitros pela incompetência que o quadro tem, pela falta de nível de quem os orienta e pela incapacidade de lhes imporem a autoridade e a exigência. Os árbitros, esta semana, tomaram uma posição inócua e sem expressão. Assumirem uma posição de responsabilidade que influa diretamente com eles? Tenho sérias dúvidas de que o façam. Não é por decreto que se consegue alterar todo o comportamento de uma sociedade. E não é por ser mais ou menos sensível que vamos exigir a alteração do comportamento das pessoas.
3 É uma solução para arranjar os chamados "jobs for the boys". Não é a entidade externa per se que vai resolver um problema cultural e de falta de competência. Poderia, sim, resolver-se, primeiro, haver formados com experiência, conhecimento e competência, atribuir as funções de acompanhamento, avaliação e aconselhamento a pessoas com conhecimento e experiência feita e não escolher em função dos "old friends".

