"Como se explica que temos vários árbitros que desceram de divisão e estão agora no VAR?"

Inquérito - De golos invalidados, cantos mal ajuizados, penáltis duvidosos a expulsões, os árbitros do Tribunal O JOGO decifram os motivos do braço de ferro entre arbitragem e clubes nas últimas jornadas
Leia também Nova explosão: Vitinha é o rei das assistências no futebol europeu
1. A que atribui este ruído em torno da arbitragem?
2. Como avalia o desempenho deste quadro de árbitros e VAR?
3. A criação de uma autoridade externa para gerir a arbitragem é solução para melhorar esta situação ou existem outras?
Respostas de Fortunato Azevedo:
1 As situações que aconteceram nos últimos jogos não deveriam ocorrer, mas, infelizmente, são cada vez mais comuns e instala-se o ruído porque alguns presidentes, antes do início do campeonato, vestem a pele de cordeiro, mas quando verificam que não conseguem concretizar os seus objetivos, após investimentos de centenas de milhões de euros, mudam imediatamente o registo e atiram-se contra a arbitragem como autênticos lobos.
2 Atualmente, um dos grandes problemas da arbitragem são os VAR. Como se explica aos portugueses que temos vários árbitros que foram desclassificados, desceram de divisão, e estão agora na função do VAR? Não está em causa a honorabilidade dos senhores, mas, sim, a falta de competência para uma função que é digna.
3 A situação não se resolve em criar uma entidade externa para gerir a arbitragem, porque o problema principal está nas pessoas que as associações escolhem e não nos organismos. E algumas, não tenho dúvidas nenhumas, não são dignas de estar à frente dos tipos de arbitragem [relvado e VAR].

