Portistas lideram ranking de cartões na I Liga, mas surgem apenas no 12.º posto na "tabela" de faltas cometidas
Corpo do artigo
As primeiras oito jornadas do campeonato foram particularmente agitadas no FC Porto a nível de folha disciplinar. Das 18 equipas que disputam a I Liga, nenhuma viu mais cartões amarelos do que a de Sérgio Conceição: a conta vai em 30 - contando com dois duplos amarelos, além de um vermelho direto -, soma que contrasta com o número de faltas cometidas pelos dragões na prova. Nesse parâmetro, o conjunto azul e branco cai a pique na "tabela", para o 12.º lugar, com 111 infrações. Quer isto dizer que, em média, é exibido um cartão amarelo a jogadores portistas a cada 3,7 faltas cometidas.
Ao cabo de oito jornadas, os jogadores do FC Porto já foram alvo de ação disciplinar em 31 ocasiões e contabilizaram três expulsões. Em média, são admoestados a cada 3,7 faltas cometidas.
Olhando para o rácio das outras equipas, calculado por O JOGO, só uma apresenta uma média de cartão visto por faltas cometidas inferior à dos dragões, mas a diferença é decimal. O Sporting, com 27 amarelos, é alvo de admoestação a cada 3,6 faltas (total de 97). Em termos absolutos, a equipa que mais faltas cometeu até este ponto foi o Moreirense (134), mas o número de cartões amarelos (21) mostrados aos cónegos é, ainda assim, bem inferior aos que o FC Porto e outras sete equipas viram. A título de curiosidade, o Benfica, com 19 cartões amarelos e 90 faltas, é detentor de uma média de cartão por faltas de 4,7.
Em oito jornadas, o FC Porto cometeu um total de 111 faltas. Ou seja, a média de infrações até que seja exibido um cartão aos dragões é de 3,7
Ora, este é um conjunto de dados que já mereceu a atenção de Sérgio Conceição, que, logo após a vitória (1-0) sobre o Portimonense, no último domingo, justificou a substituição de Alan Varela ao intervalo com o aspeto disciplinar. "Tenho a noção de que se expulsam jogadores do FC Porto com facilidade e, com esse receio, tirei o Alan. Tinha receio que, como aconteceu com o David Carmo [expulso com duplo amarelo], ele levasse o segundo cartão e ficássemos reduzidos a dez mais cedo", atirou o treinador. Palavras que não deixam margem para dúvidas: no Dragão, está ligado o alerta amarelo.
17152047
Expulsões fustigam linha recuada
Alargando a análise a todas as provas, o FC Porto já registou quatro expulsões nos primeiros 11 desafios da época, cenário nunca antes visto na "era Conceição". Em 2022/23, por exemplo, houve nove cartões vermelhos em toda a campanha, o que significa que a cifra atual está à beira da metade numa quinta parte dos jogos. Pepe (Supertaça) e Fábio Cardoso (I Liga, na Luz) foram expulsos com vermelho direto, Wendell e David Carmo (ambos na I Liga) com duplo amarelo. Além das lesões do capitão, de Marcano e de Zaidu, o fator disciplinar também tem contribuído para a desestabilização do setor defensivo.
17153054