"Olhas para a equipa atual do Benfica... Com Jorge Jesus nem estavam no plantel"
David Simão, médio formado no Benfica, considera que a qualidade dos plantéis em Portugal "baixou muito".
Corpo do artigo
Formado durante dez anos nos escalões jovens da Luz e lançado por Jorge Jesus na equipa principal em 2011/12 - fez dois jogos -, David Simão olha para o plantel atual e vê diferenças gritantes ao nível da qualidade, ao ponto de garantir que muitos jogadores não teriam lugar nesse grupo. "Olhas para a equipa atual do Benfica (...) na minha altura na equipa sénior com o mister Jorge Jesus, não é que os jogadores que lá estão agora não jogassem... não estavam sequer no plantel", afirmou o médio de 30 anos em entrevista ao site Bola na Rede.
Para o jogador atualmente vinculado ao Hapoel Beer Sheva, este problema de decréscimo de qualidade não é exclusivo do Benfica e dá exemplos de antigos jogadores do FC Porto que deixaram marca no futebol português. "A qualidade dos plantéis, na sua globalidade, baixou muito. Não quero falar muito no Benfica porque tenho lá amigos, mas no FC Porto, por exemplo, tinham Hulk, James, Falcao...", recordou o médio de 30 anos.
12408043
Reconhecendo que nunca se sentiu muito valorizado pelos encarnados, David Simão revisitou a agora famosa aposta na formação que, na sua altura, não era tão vincada como agora em que, como diz, bastam "três chutos e uma finta e estás na equipa principal".
O médio salienta que há qualidade na formação, mas que não vão aparecer estrelas todos os anos. "Se Portugal é vencedor nas seleções, é porque tem qualidade; só que não vão aparecer sempre o Bernardo Silva e o João Félix", agregou o jogador que, em Portugal, também passou por Fátima, Paços de Ferreira, Académica, Marítimo, Arouca e Boavista. No estrangeiro, atuou pelo CSKA Sofia, Antuérpia e AEK de Atenas.