JORNADA EM ANÁLISE - Foi a jornada mais "avermelhada" da época. Mas há outras curiosidades e números interessantes para conferir.
Corpo do artigo
Nesta jornada bateu-se o recorde de expulsões da época, com oito jogadores forçados a ir para o banho mais cedo. Esta marca pulveriza o anterior máximo de cinco (23.ª, 17.ª e 10.ª jornadas). Para chegar a este registo, houve cinco jogos com pelo menos uma expulsão, sendo que no Chaves-Belenenses elas foram três!
O cadastro desta época conta com mais 13 expulsões do que em igual período da época passada.
Talvez valha a pena referir os nomes dos avermelhados na jornada, com a curiosidade de dois deles terem sido guarda-redes: Renan (Sporting) e Pedro Trigueira (Moreirense). Os outros jogadores de campo foram André Luís e Luther Singh (Chaves); Pierre Sagna (Belenenses); Fábio Coentrão (Rio Ave); Bruno Nascimento e Aly Ghazal (Feirense).
O cadastro desta época conta com mais 13 expulsões do que em igual período da época passada. Seja como for, no meio deste cadastro atribulado houve períodos de acalmia durante esta época, com quatro jornadas sem vermelhos e todas elas ainda na primeira volta: 13.ª, 8.ª, 7.ª e 2.ª.
Curiosidades
7 assistências - Boa exibição de João Félix, com duas assistências e um golo frente ao V. Setúbal. Entrou para o top 10 da liga das assistências (sete) e ultrapassou Jonas no número de golos (onze contra dez).
3 meses de hiato - Foi o regresso de Marega (FC Porto) às "colaborações" com os golos no campeonato depois de um hiato de cerca de três meses. Foi na 18.ª jornada (visita a Chaves, em 18/01) que o maliano assistiu para o bis de Soares.
19.º autogolo - O autogolo do guardião Cláudio Ramos (Tondela) foi o 19.º golo na própria baliza, na I Liga. Por posições, a infelicidade tocou duas vezes aos guarda-redes, 13 aos defesas, duas aos médios e duas aos avançados.
13 penáltis falhados - Os penáltis falhados de Crivellaro (Feirense) e de Pizzi (Benfica) elevaram para 13 o desperdício: sete foram defendidos (nenhum guardião se opôs a mais do que um), quatro bolas foram para fora e duas foram ao poste. Outras 81 entraram mesmo.
53"" mais rápido - O golo de Wilson Eduardo, aos 53"", foi o quinto mais rápido da prova (30.º das últimas 15 épocas). Os golos no 1.º período de 15 minutos são o ciclo menos propenso a marcar: 13% (84 tentos). Os últimos 15" são os mais prometedores: 21% (137).
89 cumprem castigo - A gestão de Petit provocou dois cartões amarelos para limpar o cadastro de dois jogadores insulares para a visita à Luz. Nesta época, 89 futebolistas vão cumprir pelo menos um jogo de castigo para limpar uma série de amarelos e seis deles são do Marítimo.