Treinador português renovou até junho de 2027. Negócio com o Fogão caiu
Corpo do artigo
O Santa Clara comunicou, na manhã desta quarta-feira, que Vasco Matos renovou contrato por mais uma temporada, até junho de 2027.
O treinador, de 44 anos, esteve em negociações com o Botafogo, mas não foi alcançado um acordo e o português continua nos Açores, onde está a cumprir a segunda temporada (foi campeão da II Liga na estreia e esta época está em quinto lugar na I Liga).
O motivo para o volte-face nas negociações está relacionado com a licença do treinador. Vasco Matos tem licença UEFA A e o clube brasileiro não conseguiu dar garantias quanto à equivalência do nível de treinador junto da CONMEBOL, o que traria limitações ao técnico em competições como a Taça Libertadores e o Mundial de Clubes, tal como acontecia, por exemplo, com Artur Jorge e Luís Castro. Ou seja, o Botafogo tentou inscrever o treinador na CONMEBOL e tal não foi aceite, visto que a organização só aceita técnicos com o nível mais alto (neste caso, o UEFA PRO). Assim sendo, e embora já houvesse acordo de verbas entre os clubes, ruiu o negócio, porque o Fogão não queria ter Vasco Matos disponível para treinar apenas nas competições internas.
A decisão foi tomada nesta madrugada.
O emblema insular já queria renovar contrato há algum tempo, o que aconteceu agora após a falha na ida para o Brasil.