Um a um do Sporting no dérbi: Pedro Gonçalves só falhou no "excesso de pontaria"
Confira as notas atribuídas aos jogadores do Sporting no dérbi com o Benfica, que as águias venceram por 4-3.
Corpo do artigo
Adán 5
Foi batido em dois golos perante jogadores isolados, outro num penálti bem convertido e um outro num remate de cabeça (após canto) sem nada poder fazer. Ou seja, mal a segunda parte começara e já ele tinha sofrido quatro golos sem responsabilidade. Ainda evitou um tento a Grimaldo (64"), outro aos pés de Pizzi (22"), outro num tiro de Everton (8") e novamente nos descontos (90"+4").
Gonçalo Inácio 4
Não escapou ao dia negro da defesa, inclusive na ausência de passes de qualidade, que é um dos seus pontos fortes (ontem bem anulado).
Coates 5
Estava a fazer uma exibição ao seu nível, daquelas que contribuíram (e de que maneira) para o título, até se deixar antecipar por Lucas Veríssimo no 3-0. Uma falha que em nada belisca a magnífica imagem que deixa esta época.
Matheus Reis 3
No 1-0, nem tentou intercetar o passe de Pizzi, nem foi a tempo de estorvar Seferovic, que correu em direção à baliza. Ficou a "apanhar bonés", o que a seguir voltou a suceder numa tabelinha. Teve outras falhas posicionais.
João Pereira 4
Só jogou meia parte, porque Rúben Amorim procurou reduzir os espaços livres que o Benfica tinha na esquerda. Deixou boa impressão no jogo ofensivo.
Matheus Nunes 4
Na primeira parte, ao lado de Bragança no duplo pivô, parecia dessincronizado do resto da equipa, sempre longe da bola. Na segunda passou para à direita da defesa e cometeu erro tremendo ao fazer um penálti ingénuo sobre Grimaldo.
Daniel Bragança 4
Sempre mais em jogo do que Matheus Nunes, quer defensiva, quer ofensivamente, procurando passes de qualidade para as costas da defesa, para libertar Nuno Santos ou Pedro Gonçalves nas alas. Mas não foi capaz de tapar o buraco na zona central e Amorim tirou-o ao intervalo.
Nuno Mendes 6
Foi o azarado da tarde ao confirmar o 1-0 de Seferovic para dentro da própria baliza, num carrinho que o deixou com o braço magoado. Várias iniciativas positivas na ala esquerda, algumas delas de grande perigo.
Pedro Gonçalves 8
Nova exibição de grande nível do avançado que partilha a liderança dos goleadores com Seferovic. Basicamente, foi ele a manter viva a chama da esperança no leão, carregando a equipa às costas com um primeiro golo vindo do nada e, depois, com um penálti sofrido que ele próprio concretizou. Também iniciou a jogada do 4-2 com um bom cruzamento. Só pecou no "excesso de pontaria", atirando duas bolas aos ferros.
Paulinho 6
Sentiu dificuldades para romper a teia que lhe foi montada pelo trio de centrais das águias. Apesar disso, deixou a Luz com uma boa assistência para Nuno Santos.
Nuno Santos 7
Bom início de jogo com vários cruzamentos muito perigosos. Foi o mais perigoso do ataque até Pote começar a dar cartas... e que cartas. Bem recompensado com um belo golo num remate à meia volta.
Palhinha 6
Conseguiu endireitar a defesa leonina com o seu voluntarismo que o faz estar em todo o lado quando toca a altura das recuperações defensivas.
João Mário 6
Ajudou à subida de qualidade dos leões na segunda parte, assumindo transposições com a bola colada aos pés.
Jovane 5
Entrou a tempo de ajudar à boa parte final da equipa.