O terceiro lugar no campeonato pode valer a entrada direta na fase de grupos da Liga Europa, mas apenas se o FC Porto vencer a Taça...
Corpo do artigo
A vitória do último sábado aqueceu a luta com o Sporting, mas, para além do prestígio, o que vale realmente o terceiro lugar do campeonato? Ao contrário do que aconteceu nas últimas épocas, este ano só os dois primeiros classificados têm a possibilidade de jogar a próxima edição da Liga dos Campeões, pelo que, na prática, o que está em causa nesta luta entre Braga e Sporting é a quantidade de pré-eliminatórias que as duas equipas vão ter de disputar até garantirem a qualificação para a fase de grupos da Liga Europa. No caso dos arsenalistas, só há, no entanto, uma forma de lá chegar diretamente, sem ter de jogar qualquer eliminatória: garantir o terceiro lugar no campeonato e esperar por um triunfo do FC Porto na Taça de Portugal. Isto porque a entrada direta para a fase de grupos da Liga Europa está destinada ao vencedor da Taça, que, no caso de coincidir com um dos dois primeiros classificados do campeonato, passa automaticamente para o terceiro.
Outra certeza é que na eventualidade de o Sporting conquistar a Taça de Portugal - e admitindo que já não consegue chegar a um dos dois primeiros lugares da I Liga -, será indiferente para o Braga ficar em terceiro ou quarto, uma vez que em ambas as situações terá de disputar a terceira pré-eliminatória e o play-off, tal como aconteceu no arranque da atual temporada.
Sendo assim, e no pior cenário, o Braga terá de disputar três eliminatórias até chegar à fase de grupos, algo que só acontecerá através da conjugação de dois fatores: terminar o campeonato na quarta posição e o Aves ou o Caldas, dois dos semifinalistas da Taça de Portugal, conquistarem o troféu no Jamor.
Em termos práticos, esta possível participação nas pré-eliminatórias, que o Braga pretende evitar através do terceiro lugar, obrigará a um arranque antecipado da pré-temporada, para além do risco de uma eliminação precoce na Liga Europa.