O que fazer com um Otávio valorizado pelas exibições e pela bênção de Casillas?
Casillas elogiou a exibição do médio no dérbi da Invicta e deu conta de sondagens de Sevilha, Lyon e Nápoles. Agente admite movimentação, mas o foco do brasileiro está no título
Corpo do artigo
Otávio ganhou mais exposição mediática nas horas que se seguiram ao triunfo (4-0) do FC Porto frente ao Boavista à boleia de uma publicação de Casillas nas redes sociais que não se ficou pelo simples elogio ao médio, na sequência da boa exibição no dérbi disputado na noite de São João.
Evandro Schmidt acredita que o impacto da publicação do espanhol valorizará o jogador de 25 anos, que está a fazer a melhor época da carreira e só tem mais um ano de contrato
O espanhol deu conta de sondagens feitas por Sevilha, Lyon e Nápoles pelo brasileiro e as reações que se seguiram, nomeadamente de portistas a pedirem-lhe para "não vender" o jogador de 25 anos, levaram-no a apagar a mensagem.
Mesmo assim, o conteúdo espalhou-se rapidamente pela Internet e deixou o agente do paraibano espantado. "O Otávio sempre me disse que o Iker [Casillas] é uma pessoa de bem e um amigo, mas a publicação foi uma surpresa, por sinal bem positiva, por vir de um ícone do futebol mundial, que tem prestígio em todo o mundo", referiu a O JOGO Evandro Schmidt, garantindo, contudo, não ter tido "qualquer contacto pessoal com os clubes que Iker colocou na publicação".
"Pelo que ele tem jogado, a movimentação em torno do Otávio é muito boa e muito grande. Mas, neste momento, ninguém falou comigo. Se tivessem falado, podia até confirmar que este ou aquele tinham falado. Mas não foi o caso", afiançou.
"Fico feliz por ver o Iker reconhecer as qualidades do Otávio. Isso vai valorizá-lo como profissional e como ser humano"
Quase a entrar no último ano de contrato, Otávio muito dificilmente permanecerá no clube se não renovar até ao começo da próxima temporada, já que os dragões não querem correr o risco de ver partir mais jogadores a custo zero, como sucedeu com Herrera e Brahimi.
O futuro, porém, não é um tema para discutir neste momento tão decisivo do campeonato. "O Otávio está muito focado em conquistar o título, que é muito importante para o FC Porto e para a carreira dele. Mais à frente veremos o que vai acontecer", esclareceu o empresário do médio, concordando, ainda assim, que a publicação de Casillas terá "uma grande repercussão, não só em Espanha, como em toda a Europa".
"Fico feliz por ver o Iker reconhecer as qualidades do Otávio. Isso vai valorizá-lo como profissional e como ser humano", sustentou Evandro Schmidt.
Polivalência confirma melhor época carreira
A evolução de Otávio está à vista de todos e Schmidt considera que o médio natural de João Pessoa está a "fazer a melhor temporada da carreira". "Voltou muito bem depois da paragem por causa da pandemia, assumiu-se como um jogador importante na equipa, capaz de jogar em diversas posições e hoje é um jogador quase completo. Isso também faz com que chame bastante a atenção em toda a Europa", defende o representante.
As estatísticas fornecidas pelo portal "Wyscout", de resto, suportam a avaliação [ver infografia abaixo]. Otávio apresenta números superiores à média de carreira em praticamente todos os parâmetros, com exceção de dois: as assistências para remate e a quantidade de vezes que atira à baliza. Esta, aliás, é a ação em que o 25 portista mais precisa de melhorar, já que só marcou por uma vez em 2019/20 (Tondela).
As missões táticas que Sérgio Conceição lhe atribui e o facto de jogar um pouco mais longe da área adversária não ajudam, mas a verdade é que o paraibano nunca terminou uma época abaixo dos três golos. Como ainda tem pela frente mais seis jornadas do campeonato e a final da Taça de Portugal, as possibilidades de melhorar o registo não esgotaram. Por enquanto, pode sempre ir puxando das oito assistências como cartão de visita, até porque, nos dragões, o número só é superado pelas 15 de Corona.
Jogos: 41
São os jogos que Otávio leva esta época. Mais quatro e bate o máximo de carreira, fixado em 2018/19.
Minutos: 3214
A soma de minutos do médio faz dele o quinto elemento do plantel com mais tempo de jogo em 2019/20, atrás de Corona, Alex Telles, Marcano e Marchesín, respetivamente.
Golos: 1
O Tondela foi a única vítima do brasileiro esta época. O remate certeiro surgiu na 14ª jornada, em dezembro, a passe de Corona.
Assistências: 8
As oito ofertas realizadas até agora colocam o 25 portista no segundo lugar entre os principais assistentes da equipa, em igualdade com Alex Telles e só atrás de Tecatito.
12350744